quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Primavera



Primavera, tempo das cores, das flores, da beleza, da alegria.
É tempo de podar as plantas para que elas voltem a crescer com vigor.
Primavera é o tempo do movimento para fora, tudo cresce e floresce.
É um tempo de entusiasmo, é momento para começar a fazer aquele algo que você esta protelando há tanto tempo: Aquele curso, aquela ginástica, aquela dieta, aquele jardim, aquela horta,  enfim , seja o que for: é hora de começar, COMECE!
Aproveite o momento , aprenda com a natureza, corte o que você não quer mais na sua vida,  jogue fora ou recicle coisas que não quer mais ou não usa mais. É desta forma que se abre espaço para o novo e para crescer e  expandir.
O próprio organismo as vezes precisa fazer uma limpeza interna e nesta época é muito comum surgirem as viroses  como catapora, caxumba, e  várias  outras que provocam diarreia e vômito.
Na visão da homeopatia estas viroses são oportunidades para o organismo colocar para fora o que precisa, e depois se reequilibrar. Se elas surgirem não se apavorem, em geral o que é preciso é repouso, hidratação e alimentação saudável, medicamentos para aliviar os sintomas e aguardar o ciclo viral passar.
A alimentação desta época tem que ser mais leve e colorida , muita fruta , legumes, verduras, e bem menos gordura e proteína do que na estação anterior .
Muita hidratação , é hora de usar e abusar de sucos naturais e água de coco. É ótimo bater folhas e/ou pedaços de legumes com frutas , fazendo sucos verdes que podem perfeitamente substituir o leite no café da manhã.   Uma ótima opção é o “leite da terra” que se prepara da seguinte forma: 1 coco verde, onde se utiliza a água de coco e também a sua polpa mole, 1 maçã, folhas de couve ou de qualquer outra verdura, bater tudo no liquidificador, não precisa adoçar, o doce da maça e da água de coco já é suficiente  e fica delicioso e saudável. Outras opções saborosas são:  suco de laranja com beterraba e cenoura, limonada com folha de couve e pepino. Enfim, nesta linha, use a imaginação e a criatividade e crie  sucos verdes  saudáveis e deliciosos. Você pode também usar os chás frios, chá frio de erva cidreira, camomila, erva doce e até mesmo misturar chás frios com sucos de frutas. Chá de erva doce com maçã, chá de melissa com  laranja, capim santo com limão. Tente, experimente vá misturando sabores e experimentando novas sensações. Primavera é isto : criatividade, frescor, alegria, cores, sabores... é momento de despertar a criança interior e brincar, explorar e descobrir...  E se descobrir misturas interessantes e gostosas escreva para mim que eu quero experimentar também.  

sábado, 15 de setembro de 2012

Cadê as chuvas de setembro?



O ar esta muito seco, a terra nem se fala.
Todo mundo querendo chuva e ela não vem.
O clima todo revirado, só mesmo os meteorologistas para fazer a previsão do tempo, coisa que antigamente só de sentir o ar, minha avó dizia que ia chover e a chuva caia mesmo.
Como nos distanciamos da natureza, como bagunçamos com o clima do Planeta. E tem gente que ainda diz que aquecimento global é besteira. Besteira mesmo é este pensamento de algumas pessoas de achar que árvore faz “sujeira”, que tudo que é verde é “mato”; e que arranca todo o verde para colocar cimento no lugar. E assim nossas “amigas verdes” não podem nos ajudar, deixando o clima gostoso, úmido e agradável.
Aí a gente sofre, a saúde arca com as conseqüências, e as doenças respiratórias voltam a aumentar as estatísticas dos hospitais e postos de saúde.
Fica difícil respirar, a tosse é certa, o nariz sangra. O jeito é contornar e tentar resolver o problema colocando fontes de água pela casa. Pode ser um balde, uma bacia. Os vaporizadores caem muito bem agora, mas estão em falta no mercado ou os preços foram lá para cima.
Toalhas molhadas dependuradas nas janelas podem não ficar muito bonito , mas que ajuda a respirar melhor , ajuda.
Pingar com freqüência soro fisiológico no nariz, ajuda a hidratar a mucosa e evitar sangramentos. E você pode fazer um soro caseiro : 1 g de sal para 150ml de água filtrada e fervida ( 1 ponta de colher de chá para 1 xícara de água) pronto, agora é só arrumar um conta gotas para facilitar a aplicação.
Não esqueça de beber muito liquido: água, chá, suco de fruta natural, água de coco, mas nada de refrigerantes, que desidrata mais do que hidrata.
E se você esta sofrendo com este clima, aproveite e Plante, plante árvores, plante folhagens , plante flores, aproveite que a primavera vem aí e cultive a vida, cultive saúde! 

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Compressas e Cataplasmas



Dando continuidade aos tratamentos da Vovó, hoje quero relembrar e resgatar o uso das compressas e cataplasmas.
Compressas são feitas com panos ou gazes embebidas em água ou nos preparados de plantas medicinais (chás, sucos, macerados) e aplicadas diretamente no local afetado. Pode ser quente ou fria.
Compressas frias ou mesmo geladas são indicadas para quando você acabou de sofrer uma torção, ou uma contusão (batida). Esta evitará ou diminuirá o edema (inchaço) ou hematoma (roxo) que é comum formar nesta situação e também ajuda a diminuir a dor. Compressas nos olhos para tirar ou diminuir as olheiras também são recomendadas frias ou levemente geladas, e a planta mais indicada para isto é a camomila.
As compressas quentes são indicadas quando tem edema (inchaço) e/ou dor. E você pode fazer compressas nas várias partes do corpo que necessitar, deste articulações, músculos, nas costas, no pescoço, etc. Apenas a compressa quente já é indicado para aliviar dores e ajudar o organismo na diminuição do edema, mas você pode preparar um chá com uma planta indicada e depois mergulhar a toalha neste preparado, torcer  e aplicar no local afetado.  A arnica é a mais indicadas nos casos de contusões e dores musculares e a  arruda é a mais indicada para as dores nas articulações. Mas pode fazer com varias outras plantas.
Cataplasma consiste na aplicação sobre a pele de uma substância pastosa, frequentemente, entre dois panos. Na forma mais comum são feitos de farinha ou fubá, ou ainda de argila. Podem ser adicionadas plantas medicinais ou óleos vegetais, pode ser também quente ou frio.
A argila pode ser aplicada diretamente na pele, em geral é usada fria, mas pode ser usada morna. Pode-se fazer um chá da planta indicada, coar e usar o chá para colocar no pó da argila.
No cataplasma de farinha ou fubá , primeiro faz-se um chá da planta indicada e depois vai acrescentando a farinha ou fubá e mexendo até obter uma massa na consistência de polenta, coloca-se então numa toalha ou pano do tamanho da área em que se vai aplicar , dobre ou cubra com outro pano e aplica-se no local. A temperatura tem que ser suportável  e confortável , sem queimar a pele, se tiver muito quente pode-se colocar mais toalhas entre o cataplasma e a pele até ficar agradável, e a medida que for esfriando vai-se tirando as tolhas de forma a ir mantendo a temperatura desejada.
Cataplasmas, assim como as compressas, são bons para dores musculares e articulares, para relaxar a musculatura, para inflamações, também são bons para dores abdominais e cólicas menstruais. Para cada caso pode-se usar uma planta adequada. Este tipo de tratamento é muito eficaz e muito agradável, é muito importante que seja resgatado.
Sábado e domingo estarei dando mais um curso onde todas estas práticas serão vivenciadas, maiores informações no site: www.espacomaita.com.br

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tratamentos da Vovó



Quantos tratamentos eficazes e gostosos que esquecemos ou deixamos para trás, parece que nos dias de hoje ninguém mais tem tempo para estes cuidados. Mas eu acredito que o que é bom não deve ser esquecido, ou se foi deve ser resgatado. Escalda pés, compressas, cataplasmas, vaporização, banhos de imersão, cada um destes é um tratamento eficaz  e tem sua indicação para vários problemas.
Hoje eu vou falar um pouco sobre o Escalda pés. Consiste em mergulhar os pés numa bacia ou balde com água quente, a uma temperatura  que você suporte com conforto, (sem queimar), em geral a temperatura da água deve estar em torno de 40 graus, mas isto é muito individual e pode variar de pessoa para pessoa, o importante é que você se sinta confortável e suportando bem a quentura da água.  Você deve permanecer com os pés na água até ela se tornar morna, então retire os pés , enxugue bem e coloque uma meia macia e quentinha. Apenas isto já é relaxante e ajuda a eliminar dores e peso nas pernas e pés. Mas pode- se  acrescentar na água: sal grosso ou bicarbonato de sódio, ou ainda algumas plantas medicinais. Algumas plantas podem ser usadas com a finalidade de relaxar tipo: Camomila, melissa, lavanda; outras podem ser usadas com a finalidade de revigorar a energia e melhorar a circulação, tipo: alecrim, gengibre, canela, hortelã;  pode-se usar algumas plantas que auxiliem para diminuir as dores, como a arnica, mil folhas, arruda.
O escalda pés auxilia muito nas gripes, nas dores musculares e articulares, e para melhorar a circulação. É muito bom para as pessoas que tem insônia, pois puxa a energia concentrada na cabeça. As pessoas em geral , não conseguem dormir porque estão com a “cabeça quente”, a mente não para de trabalhar e sempre muito acelerada, ai o corpo não consegue relaxar e dormir, então se quer “esfriar a cabeça”, esquente os pés!
Você pode colocar ainda no fundo da bacia ou balde uns seixos, aquelas pedras arredondadas dos rios, e aproveitar e ir pisando nestes seixos para ir massageando toda a planta dos pés, pela reflexologia da medicina chinesa, todas as partes do corpo e todos os órgãos estão representados nas plantas dos pés e massageando-as estará massageando todo o corpo.
Quem faz escalda pés uma vez, percebe logo seus benefícios e repete muitas outras vezes. Então vamos lá, experimente!
Semana que vem vou dar continuidade falando dos demais tratamentos da Vovó.
E se você quer aprender mais sobre estes tratamentos , estarei dando um curso nos dias 01 e 02 de setembro, informações no site: www.espacomaita.com.br
Bom fim de semana e bom escalda pés!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O poder curativo da Babosa



Babosa,  temos várias espécies,  só o nome científico vai nos reportar a espécie certa. 

As mais comuns são: Aloe vera e Aloe arborenses. 
A Aloe vera é aquela da folha mais larga e mais grossa, também tem a sinonímia de Aloe barbadensis, e é a mais estudada cientificamente. 
  










A Aloe arborensis, é muito comum nos jardins, e é a mais usada popularmente.





Sua ação terapêutica é antiinflamatória, refrescante, regenerador de tecidos, anticaspa, antiqueda de cabelos, cicatrizante.

Sua indicação é para uso externo em queimaduras, inclusive queimaduras do sol, acnes, eczemas, ferimentos, picadas de insetos. 

É ótima como auxiliar no tratamento da erisipela, e disto eu posso dar meu testemunho pessoal, por duas vezes curei minha erisipela com medicamentos homeopáticos e babosa no local, coisa que em geral os médicos alopáticos não acreditam ser possível. 

Tem  também uso cosmético: como preventivo de rugas, para hidratar peles e cabelos secos.

Forma de usar :  corta-se os espinhos laterais da folha, corta-se pedaços de mais ou menos 5 cm e depois corta-se ao meio, de forma a ficar exposto a parte interna onde tem a mucilagem, e ai aplica-se esta mucilagem no local desejado. Nas farmácias homeopáticas e de manipulação você pode encontrar o gel de babosa, shampoo e sabonete.

A babosa foi muito usada internamente na forma de suco, porém os estudos científicos comprovaram uma ação tóxica para o fígado, e portanto seu uso interno é desaconselhável, apenas pode ser usada com a indicação correta de um profissional que tenha formação em fitoterapia.

Algumas coisas você pode resolver em casa mesmo, e ai este conhecimento do poder curativo das plantas podem auxiliar muito, mas nunca deixe de procurar seu médico quando os sintomas persistirem.

E se você gosta de Plantas Medicinais e quer aprender várias dicas de tratamentos caseiros, estarei fazendo um curso nos dias 01 e 02 de setembro.
Para maiores informações acesse: www.espacomaita.com.br

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cuidando dos sintomas comuns do inverno




Com todo este frio e chuva e variações bruscas de temperaturas é comum as gripes, resfriados, e é também quando as rinites, sinusites e bronquites mais se manifestam. Os sintomas comuns nesta época são : tosse, nariz escorrendo, dor de garganta. Os hospitais e postos de saúde ficam cheios e a espera é às vezes muito longa.  Bem, alguns cuidados podem ser tomados em casa.  Própolis é muito bom para dor de garganta, pode fazer gargarejo e tomar também. De 15 a 25 gotas é a dose correta. Pode tomar o mel com própolis, o mel suaviza o sabor forte do própolis . A calêndula (Calendula officinalis) também ajuda bastante, pode-se fazer o infuso (chá) para fazer gargarejo e também tomar, a quantidade certa é uma colher de chá das flores secas de calêndula  para uma xícara de água fervente. Um infuso de calêndula com umas 15 gotas de própolis também é uma boa combinação , tanto para o gargarejo quanto para beber.  A guaçatonga (Casearia sysvestris) é uma outra boa opção , pode-se combinar com a calêndula inclusive, e também com o própolis.
E para as tosses temos alguns xaropes fitoterápicos  muito bons , o de guaco (Mikania glomerata) é o meu favorito, mas pode ser de hortelã pimenta (Plectranthus amboinicus), de poejo (Mentha pulegium),  de agrião . Ah e tem o xarope de mamão verde, uma receita indígena muito divulgada por um amigo pediatra muito querido.
A receita de xarope caseiro é simples, consiste em fazer um chá bem concentrado, e depois misturar na mesma quantia de mel.  Um copo da planta que escolheu ( guaco, ou poejo, ou agrião, ou a mistura delas), um copo de água. Coloque as plantas na água e leve ao fogo, quando começar a ferver, aguarde 3 minutos e desligue, abafe e deixe descansar por uns 30 minutos, coe e depois misture a mesma quantidade de mel. Não leve mais ao fogo, apenas misture.
O xarope de mamão verde é assim: pegue um mamão verde, corte uma tampa, se tiver alguma formação de semente tire, coloque dentro do mamão açúcar mascavo, até encher, coloque a tampa de novo,  e espete o mamão com cravos da índia, embrulhe ( pode ser em papel alumínio) e leve ao forno por mais ou menos 40 minutos. Desligue , espere esfriar e depois retire o caldo grosso que se formou dentro do mamão.  A quantidade de xarope, é uma colher de sopa para adultos e 1 colher de sobremesa para crianças , para bebês uma colher de chá  , tomar  3 a 4 vezes ao dia.
E você ainda pode lançar mão das vaporizações, vaporização com chá de gengibre para as sinusites, vaporização de chá de sálvia para as tosses. Quantidade: 1 colher de sopa da planta para 500ml de água fervente, e fica respirando o vapor, é bom colocar uma toalha para cobrir a cabeça concentrando o vapor. Quem tiver inalador, pode fazer o chá ( 1 colher de chá da planta para 1 xícara de água), esperar esfriar , coar e colocar 5ml no copinho do inalador, fazer isto 3 vezes ao dia
Você pode ainda fazer um escalda –pés a noite, na hora de dormir, basta colocar numa bacia ou balde, água bem quente (mas que não queime) e colocar os pés dentro. Se quiser perfumar um pouco e ajudar ainda a relaxar e ter um sono bom, coloque um pouco de sementinhas ou folhas de lavanda, fique com os pés na água até amornar, seque-os  e coloque uma meia e depois vá se deitar.
Com estes cuidados você pode ajudar muito a melhorar estes sintomas comuns do inverno. Mas atenção, se  tiver febre e se esta persistir mais de 3 dias ou tiver muito elevada (39 graus ou mais) procure o seu médico , ou um posto de saúde ou o pronto socorro.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Jardim Cosmetível


Você já pensou na idéia de ter um jardim lindo que ao mesmo tempo você pudesse comer?
Sim, é possível, tem muitas plantas lindas e que são comestível , por exemplo a capuchinha, é linda e come-se a folha e a flor e tem muitos nutrientes. A taioba dá umas folhas grandes e lindas, tem uma sabor delicioso, pode –se fazer refogada como couve,  a bertalha também fica linda no jardim, ela é uma trepadeira e você pode  fazer vários arranjos com ela; lembro-me uma vez que deixei a bertalha subir na grade da janela, além de dar uma linda cortina verde, eu tive alimento por muito tempo. Berdroega é também linda para o jardim, fácil de cultivar e muito nutritiva e gostosa, foi trazida pelos portugueses e era conhecida como o alimento preferido do Imperador. A calêndula é  uma linda flor, é medicinal e ainda comestível. Não temos muito o hábito de comer flores, mas tem muitas flores comestíveis. As pimentas ficam lindas, tem vários tipo, formas e cores, quem gosta de pimenta pode ter muitas em seu jardim. Tomates cerejas também ficam muito bem  e podem ficar perto dos pés de alface roxa.
Maracujá, também uma trepadeira que dá pra fazer vários arranjos,  tenho o meu enfeitando toda a minha varanda, e daqui a pouco já vou estar colhendo seus frutos. Bananeiras, acho-as linda no jardim, dá um ar rústico e bucólico.
E ainda tem os temperinhos que podem dar um colorido no jardim e um sabor especial na comida : A salvia, com sua linda flor roxa e aveludada, o manjericão com suas delicadas florzinhas azuladas, o tomilho, a manjerona e o orégano, todos tem sua graça. Com tantos temperos gostosos , nutritivos e bonitos que você pode ter no jardim, para que comprar temperos prontos que deixam tudo sempre com o mesmo sabor?
Berinjelas e pimentões também ficam lindos e você pode colher para fazer aquele delicioso antepasto.
Pode parecer estranho pensar num jardim assim, mas com os novos conceitos da agroecologia , onde a diversidade traz o equilíbrio para a saúde das plantas, do solo , e onde a idéia é termos um ambiente onde os ciclos de vida se cumprem;  este tipo de jardim vai começar a ficar mais comum.
Os jardins podem ser grandes ou pequenos, pode ser até mesmo em vasos,
a criatividade vai fazer tudo ficar perfeito. E para isto observe a natureza, na natureza tudo é diversidade, de cores, de formas, de tamanhos... temos apenas que brincar um pouco com esta diversidade e sair criando , experimentando, plantando e admirando e colhendo... Jardins comestíveis servem a visão, ao olfato, ao tato, ao paladar, além de ser uma ótima terapia, sempre com a recompensa de colher os frutos do nosso prazeroso trabalho.
Arregace as mangas e comece a produzir seu jardim comestível. Bom fim de semana.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Bagunça no Clima e na Saúde

Que inverno é  este ?  Muita chuva, pouco frio em um dia, muito frio em outro. Alguns ipês  rosas já  floriram , tem  algumas  paineiras  que já  floriram e  já estão com frutos, e isto tudo era para estar ocorrendo em setembro/outubro.   Árvores da mesma espécie, umas florem, outras não.  As árvores parecem que perderam  seu  ritmo,  sua harmonia.  A  natureza  toda  esta  perdendo  sua  harmonia. Quando eu era criança as estações eram bem definidas, inverno era inverno,  verão  era  verão,  a  gente  sabia  quando  ia  chover  só  de  sentir determinado vento, mesmo  que  o céu  estivesse azul. A natureza estava em harmonia  e  a  gente  também , junto com  ela. Agora o quê e quem esta em harmonia? 
Se neste desequilíbrio todo, nem mais as árvores sabem como reagir, imagine o nosso organismo.  Um dia quente, outro dia frio, um dia muito seco, outro muito úmido, tem dia que temos todas as estações num único dia. E aí é doença na certa. Nosso organismo não consegue se equilibrar diante de tanto desequilíbrio climático.
E com tudo isto, ainda tem gente que diz que aquecimento global é bobagem. Para mim, esta claro uma coisa, o Planeta esta seriamente doente, pedindo socorro. E como pode, nós os filhos da Terra não ficarmos doentes também?  Os hospitais , prontos socorros e postos de saúde que o digam, cada dia com uma demanda maior, filas e mais filas. E poucos médicos , diga-se de passagem, que são mau pagos... e por aí vai. Um desequilíbrio social muito grande também. Onde se aumentam o número de vereadores e parlamentares e diminuem-se médicos e professores. Onde tem poucos com muito e muitos com pouco.
Um Planeta doente, uma sociedade altamente doente, como não adoecer? Mas não precisa se desesperar, tem saída. Acredito que se cada um cuidar de sua saúde, procurando se harmonizar,  se equilibrar,  a gente vai aos poucos harmonizando o todo. Mas tem que pensar em saúde não apenas como ausência de sintomas, mas como equilíbrio, como harmonia. E ai tem que pensar no corpo, na mente e no espirito, e mais ainda no em torno de nós.  Boa alimentação, respiração correta, movimentos relaxantes, meditação, harmonia no lar, bate papos e trocas amorosas com os filhos, boa relação com os vizinhos, bons amigos para trocar idéias e afetos, jardim comestível, horta medicinal, horta caseira,  que pode evoluir até mesmo para hortas comunitárias. Diminuir o consumo, tendo um consumo mais consciente. Cada vez que for comprar algo pensar: preciso mesmo disso? Pensar nos resíduos que seu consumo vai resultar. Pensar:  o que eu e minha família podemos fazer para melhorar a saúde do Planeta?
Comece pensando na sua casa, depois no seu bairro, sua cidade. O que você pode fazer pra sua casa ficar mais ecológica, e no seu bairro, o que pode fazer? Dá pra plantar mais árvores? Dá pra fazer um jardim comestível naquela trevinho cheio de mato? Ou naquele terreno baldio? Dá para cobrar dos vereadores projetos de hortas comunitárias? As eleições estão chegando, seu candidato tem propostas ambientais e para saúde, sem ser só tapa buracos?
É... ter saúde nos dias de hoje dá um pouco de trabalho, tem que sair do imobilismo, tem que pensar, tem que tomar decisões, tem que arregaçar as mangas. Temos um Planeta inteiro para tornar saudável e isto é para algumas gerações, mas podemos começar agora, pela nossa casa, nosso bairro e nossa cidade. Mãos a obra, temos muito  que  fazer. 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O que a Homeopatia trata?


Muita gente não sabe o potencial da homeopatia, o que ela trata afinal.
Já é consagrado que a homeopatia é ótima para tratar alergias; as famosas rinites, sinusites e bronquites alérgicas. Muitos colegas médicos encaminham pacientes com estes quadros aos homeopatas.
Também é bem conhecido a boa atuação da homeopatia nos quadros mentais/emocionais : ansiedades, crianças hiperativas, dificuldades escolares, síndrome do pânico, tristezas, desânimos, etc. Muitos pacientes procuram a homeopatia para tratar estes sintomas fugindo de entrar nos medicamentos “faixa preta”.
Mas a homeopatia não trata apenas estes casos. Em verdade, não há limites para o que a homeopatia pode tratar. Qualquer sintoma ou doença é possível se tratar com homeopatia. A homeopatia pode ser inclusive um bom tratamento complementar para doenças graves, minimizando os efeitos colaterais dos medicamentos alopáticos, melhorando o prognóstico, dando uma sobrevida maior e de melhor qualidade.
Como a homeopatia trata o DOENTE e não a doença, nenhuma doença pode ser empecilho para tratar o doente que procura a homeopatia como opção. É claro que tem que se ter consciência e humildade para solicitar ajuda de especialistas quando necessário.
Certa vez uma paciente me procurou para tratar hanseníase, ela já tinha procurado outros homeopatas que se recusaram a tratá-la. Eu decidi pegar o caso, porém com a condição dela continuar o acompanhamento médico com os especialistas.
A resposta foi surpreendente, em 3 meses ela já tinha melhorado muito a neurite que tinha em 8 nervos e já estava praticamente sem dor nenhuma (e sem corticóide). Os médicos disseram que nunca tinham visto uma evolução tão boa e tão rápida.
Outra vez uma gastroenterologista me telefonou surpresa com a boa evolução de seu paciente, que tinha uma grave doença do fígado e estava evoluindo muito bem. Pós tratamento coadjuvante com a homeopatia: diminuíram as internações, que eram frequentes, reduziram-se muito os quadros hemorrágicos (sangramentos), até mesmo as varizes de esôfago (visualizadas á endoscopia digestiva) estavam bem menores.
Portanto, quero deixar claro aqui, que a homeopatia tem vasta possibilidade de tratamento, desde sintomas subjetivos onde nada é detectado fisicamente até doenças graves. E tanto como tratamento principal ou de apoio a outro tratamento.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Como enfrentar melhor o frio



O frio pede aquecimento, agasalhos bem quentinhos, mas não apenas isto, devemos também nos aquecer por dentro. Comidas quentes no sentido energético,  comidas que geram calor interno. É hora de apimentar a comida, e esquentar  por dentro já que aqui fora faz tanto frio.
Pimentas variadas, todas aquecem. Mas também tem o gengibre, que é picante e produz calor, além de ter  ação anti inflamatória e até mesmo antibiótica, previne as gripes tão comum nesta época. Chá de gengibre com canela, ou com cravo, ou ambos, muito bom para nos aquecer internamente. Não é a toa que nesta época se toma o quentão e o vinho quente, todos eles feitos com muito gengibre, cravo  e canela.
A cúrcuma também é bem vinda nesta época, da mesma família do gengibre também aquece internamente e dá cor e sabor aos alimentos, além de estimular o sistema imunológico.
Tudo aquecido cai melhor neste periodo, as frutas são melhor aceitas quando aquecidas, banana aquecida com canela, abacaxi aquecido com cravo, maça aquecida com nozes e castanhas.  As nozes e castanhas são muito bem vindas, muito nutritivas e  também aquecem internamente.
Ah o chocolate é muito bom nesta época também, aquece, dá energia, só não exagere, e prefira o chocolate amargo.
É momento também de usar e abusar dos chás, uma forma gostosa de hidratar e aquecer. Não podemos deixar de hidratar, é comum diminuir a sede no frio, mas não podemos deixar de tomar líquido, pois continuamos perdendo liquido pela pele apesar de não aparecer, principalmente em nossa região em que o inverno é bem seco. Você pode misturar algumas chás entre si, ou com frutas, por exemplo: camomila com erva cidreira, mate com erva doce, gengibre com maracujá , maçã com canela, mate com rodela de laranja ou limão, erva doce com abacaxi, enfim use a criatividade e tente, experimente.
Os bolos nesta época também pedem  complementos como frutas cristalizadas e secas tipo damasco, ameixa, uva passa, e castanhas diversas ( nozes, avelãs, amêndoas, castanha do Pará ou de caju).
Os alimentos no inverno podem e devem ser mais calóricos, gastamos mais calorias neste período, apenas para manter a temperatura corporal , mas não abuse senão pode ganhar uns quilinhos a mais.
Os vinhos também são bem vindos, principalmente os tintos e nem precisam de resfriamento nesta época, aqui em nossa região. Mas lembrem-se moderação!
Aquecer por dentro e por fora é a melhor forma de passar o inverno.
Bom fim de semana.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Homeopatia nos quadros agudos




É comum a gente ouvir : “Homeopatia é muito bom, mas é demorado”.
Por tanto muita gente acredita que homeopatia não resolve em quadros agudos.
Mas a homeopatia atua muito bem nas doenças agudas. Nestes casos a resposta ao tratamento seja ele qual for, TEM que ser RÁPIDA . pois as doenças agudas são assim: ou evoluem para a cura (com ou sem tratamento), ou cronificam, ou ainda evoluem para piora e até mesmo para a morte.
Então temos que ter atenção , cuidado e agir rapidamente. Se a gente tem por exemplo um quadro de febre elevada e demais sintomas que demonstram uma infecção aguda, em geral este quadro tem 3 a 4 dias para evoluir para a melhora, independente da opção de tratamento.
Se a opção for pelo antibiótico no terceiro ou quarto dia a febre tem que ter cedido. Senão cedeu a bactéria é resistente ao mesmo e aí tem que se mudar para outro antibiótico. Com a homeopatia não é diferente, a febre tem que ceder até o terceiro ou quarto dia, senão, não é o remédio adequado e  tem que mudar.
Quando num quadro agudo não consigo resolver o problema com a homeopatia, costumo dizer aos meus pacientes que não foi a homeopatia que não deu conta de debelar a infecção, mas que eu como médica homeopata não encontrei o medicamento adequado naquele momento. Nem sempre acertamos.
E o que a gente faz quando não acertamos e o paciente não melhora? Mudamos o remédio. Podemos optar por outro medicamento homeopático, rever o caso procurar um outro medicamento mais adequado seguindo a lei dos semelhantes, ou até mesmo optar por um antibiótico naquele momento  e posteriormente retomar a homeopatia, ou ainda entrar com as duas terapêuticas : homeopática e alopática. O importante é aliviar o sofrimento do paciente e não deixar evoluir para piora do quadro.
Recentemente tive um caso de uma criança de 1 ano e 4 meses, febre alta mais de 40 graus que não cedia nem com banhos , compressas, nem mesmo com antitérmicos, os pais o levaram  ao pronto socorro de madrugada, e saiu com uma prescrição de antibiótico, os pais entraram em contato comigo no dia seguinte , eu vi esta criança, dei um medicamento  homeopático que cobria a maioria dos sintomas físicos e emocionais e dei também um outro medicamento homeopático para ajudar na febre. Pedi aos pais para me darem noticias todos os dias. No segundo dia de medicação a febre começou a ceder, no terceiro dia não teve mais febre, e a criança evoluiu muito bem para a cura. É assim que a homeopatia atua nos quadros agudos: rapidamente.
Estes casos  gosto de acompanhar de perto , ver o paciente todos os dias, ou pelo menos falar por telefone uma ou mais vezes durante o dia, acompanhar esta evolução e ir avaliando a cada momento. Em homeopatia temos instrumentos para saber se esta evoluindo bem ou não, não apenas a febre nos guia, mas os sintomas, o estado geral, o emocional, etc.
Portanto fique entendido que a Homeopatia atua muito bem nos quadros agudos e não é nada demorada não.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A importância dos quintais



Hoje, uma frase me tocou muito, li num blog de um amigo, que por sinal recomendo : www.quintaisimortais.blogspot.com . “ a importância dos quintais, cada vez mais desaparecidos e com isso, as nossas raízes”. 
Sempre me incomodou muito as construções atuais, casas ocupando todo o terreno, um pequeno espaço lateral, em geral cimentado e para passar  o carro.  Hoje entendi o porquê deste incomodo: a falta do quintal.
A falta de quintal é muito antiecológica, ainda mais nos dias de hoje em que se fala muito em ecologia e sustentabilidade; pois uma casa sem quintal não absorve a água da chuva, esta cai no telhado, que cai no chão impermeável e vai para a rede de drenagem que vai para os lugares mais baixos, que alagam... E ninguém percebe que tem parte da responsabilidade nos alagamentos que acontecem nas cidades... Isto já é um fato gravíssimo para a falta de quintais, mas existem outros... Quem tem o privilégio de ter um quintal ou tem lembranças de quintais, bem sabe... Quintais são mundos inteiros, cheios de vida, aventuras, fantasias; quintais são cheios de poesias, de alegria...
Quem tem lembranças de quintais? Quintais cheios de flores que atraem borboletas e beija-flores, quintais cheio de árvores que atraem pássaros e dão sombra e doces frutos, quintais da horta onde se colhe a salada fresquinha, ou da horta medicinal de onde se tira nossos remédios. Quintais com balanços que nos levam a voar, ou com a cadeira que balança lentamente e range uma musica que nos faz sonhar, quintais com redes que nos convidam a relaxar. Quintais com oratórios que nos chamam a orar e com os cantinhos tranquilos que nos inspiram a meditar. Quintais com locais para acender uma fogueira nas noites frias. Quintais com bancos ao sol para sentar e jogar conversa fora.
Ah quantas lembranças de quintais da minha infância, quintais da minha casa, da casa de avós, tios, amigos. Cada quintal inspirava uma brincadeira e a fantasia nos fazia criar mundos e mais mundos, e eu viajava por castelos , por lugares misteriosos; conversava com plantas , flores e bichinhos... As crianças de hoje que não tem mais quintais, não sabem mais fantasiar, não escutam mais as flores , não observam mais as formigas carregarem as folhas , as aranhas fazerem suas teias e as borboletas a sair do casulo. Não colhem mais os tomates da salada, e nem sabem que o chá de hortelã é digestivo e acalma.
É... estamos perdendo os quintais,  estamos perdendo a alegria, a saúde e a poesia, estamos perdendo as nossas raízes...
Mas ainda há quintais para sonhar , brincar, relaxar, meditar, orar, colher frutos, saladas e remédios... Minha casa tem um quintal assim cheio de vida e saúde, e tenho muitos amigos que tem quintais... Acho que os quintais serão sempre imortais... Por mais que estejam acabando, eles ressurgirão. Por mais que percamos as nossas raízes, sempre voltamos a elas.
Bom fim de semana!


quinta-feira, 26 de abril de 2012

A data :05 e 06 de maio -
Sábado e domingo de 9:00 as 18:00h
Por favor divulguem
Obrigada!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 13 de abril de 2012


O que é PIC ?

Nós profissionais da saúde costumamos usar muitas siglas. E aí falamos com tanta naturalidade as siglas, como se todos soubessem o que é; mas a verdade é que apenas as pessoas diretamente ligadas àquela área (especialidade) conhecem o seu significado.
 A sigla PIC surgiu com a portaria Nº 971, DE 3 DE MAIO DE 2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde entende que as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) compreendem o universo de abordagens denominado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de Medicina Tradicional (MT) e Medicina Complementar/Alternativa  (MCA).
Então PIC – Práticas Integrativas e Complementares, são práticas em saúde, que anteriormente eram conhecidas como “ Medicina Alternativa”.
Na Politica Nacional foi inicialmente incluído a Acupuntura, tecnica de intervenção em saúde, inserida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC),  Homeopatia, Fitoterapia e Termalismo Social / Crenoterapia (abordagem reconhecida de indicação e uso de águas minerais e termais para tratamento a saúde). Posteriomente foi incluída também a Medicina Antroposofica.
Quem tiver interesse em conhecer esta política na sua integra acesse : http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/PNPIC.pdf
Desde sua publicação esta política nacional auxilia, dando as diretrizes para a Implantação destas Práticas. Porém o  decreto já vai completar 6 anos agora em maio deste ano, e estamos caminhando ainda a passos  muito lentos.
No meu entender é preciso ter apoio financeiro por parte do Ministério da Saúde aos Municípios para que esta implantação ocorra de maneira mais efetiva. Aqui em Bragança Paulista, por exemplo, foi iniciado a Implantação das PICs em 2010,  foram feito várias capacitações aos funcionários da secretaria da saúde, preparando-os para estas novas formas de tratamento, foi iniciado o atendimento homeopático com garantia da medicação através da terceirização de farmácia homeopática, e foram feitas vários contatos e reuniões na intenção de se fazer um horto medicinal com algumas espécies de plantas medicinais  para uma futura farmácia viva , onde medicamentos fitoterápicos pudessem ser produzidos para se ter mais uma opção de tratamento. Mas infelizmente  não foi adiante . Faltou  verba e as PICs aqui em Bragança foram destinadas ao esquecimento. Apesar de ter sido aprovada no Conselho Municipal de Saúde,e na Conferência Municipal de Saúde.
Se você gosta e quer as PICs no SUS, tem que manifestar seu desejo, e para isto você pode ir até o  meu blog : www.euamohomeopatia.blogspot.com , lá você encontrará um selo  que ao clicar você irá até um abaixo assinado eletrônico. E este ano tem eleições, certifique-se  se o seu candidato vai assumir as PICs no Município.
Bom fim de semana!

domingo, 8 de abril de 2012

Benefícios e malefícios do chocolate


Ele esta por toda a parte nesta época, fileiras de ovos de Páscoa se multiplicam nos supermercados e docerias. É impossível resistir. Então vamos conhecer um pouco dos benefícios e malefícios deste alimento delicioso.
O chocolate é muito nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de flavonoides (mesma substância que contém no vinho) ,  que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, mas por ser muito calórico e pelo seu alto teor de gordura  e açúcar  deve ser consumido com muita moderação.
Possui também substâncias que são responsáveis pela sensação de prazer , bem-estar e alegria,  e substâncias que garantem energia e favorece a atividade mental. Porém estas mesmas substâncias podem provocar dependência. Para ser considerada como dependente de chocolate, a pessoa precisa consumir para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, este problema de dependência afeta os indivíduos angustiados, depressivos e os ansiosos.
Tem pessoas sensíveis  que podem ter enxaqueca provocada por alergia ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.
O consumo exagerado  do chocolate pode provocar diarreia, o que  em crianças pode levar a desidratação grave.
A quantidade recomendada por dia é de 50 gramas, portanto mamães fiquem de olho na quantidade de chocolate que seus filhos vão comer nesta pascoa.
E atenção para a diferença dos chocolates “diet” e “ligth”: O "diet" como não tem açúcar na composição e o teor de gordura precisa ser maior, para garantir a mesma consistência, em alguns casos, chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos  calorias, mas contém açúcar.
O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes. O chocolate amargo é o mais recomendado.
Aproveite os benefícios do chocolate, sem exageros. Boa Pascoa !


sexta-feira, 30 de março de 2012

Cuidados com a saúde no Outono

Estamos no outono, época de  muitas variações de temperatura . O clima começa a esfriar . Em nossa região,   os dias são quentes e as noites enfriam . E pode também acontecer de ter dias muito abafados, seguidos de repente de uma queda de temperatura importante. Estas mudanças de temperaturas propiciam as doenças ligadas ao sistema respiratório.
Nesta época também é comum que as pessoas fiquem mais próximas em locais fechados, esta situação facilita a disseminação de doenças transmitidas pelo ar, como a gripe, que pode ser passada quando o doente tosse, fala ou espirra. Sinusite, rinite e a asma também costumam incomodar mais nesse período.
Para ajudar a prevenir problemas de saúde típicos dessa estação, alguns cuidados são necessários, como:
- Antes de usar os cobertores , hedredons, e os agasalhos que ficaram guardados durante o verão é importante lavá-los e deixá-los algum tempo ao sol, isto acaba com o cheiro de mofo, a poeira e os ácaros que se acumularam ali.
-  Abra as janelas pela manhã deixando o sol e o ar entrar. É necessário a troca do ar, quando o vento entra, ele ”varre” o ar, renovando-o.
- Evite ficar muito tempo em ambientes fechados e aglomerados.
- Beba bastante água, nosso clima aqui é muito seco no outono /inverno e perdemos muita água pela pele , apesar de não notarmos.
- Se for alérgico, evite carpetes e cortinas ou lave-os com frequência.
- É bom ter sempre um  agasalho  à mão ou deixar algum de prontidão nos lugares em que habitualmente você frequenta (no trabalho, por exemplo) para não ser pego de surpresa. O importante é não se deixar enganar pela aparência de “verão” , no outono, o sol pode aparecer forte, mas o frio pode
 surgir de repente.
- Lave as mãos com uma maior frequência.
- Na alimentação, use temperos como o alho, cebola, o gengibre , a sálvia,  alho porró, o cravo a canela;  além de dar um sabor especial, eles ajudarão a proteger seu organismo.
E se a gripe ou resfriado te pegar, faça uma boa alimentação para ajudar seu sistema imunológico, hidrate-se bastante, e  prepare um chá caseiro com:
- 1 dente de alho, 1 limão cortado em quatro partes, um pedaço de gengibre, 2 pedaços de canela, 2 cravos da índia, ferva tudo em 500ml de água por 3 minutos, coe e adoce com mel. Tome o chá a noite antes de ir deitar. 
Se não estiver melhorando, se a febre persistir ou a tosse e a falta de ar piorar, procure um médico sem demora. Tenha o cuidado de evitar a transmissão do vírus para mais pessoas, evitando se aproximar muito delas, dando beijos ou abraços , por exemplo, e até mesmo apertos de mãos,  coloque sempre a mão na boca ao tossir ou espirrar e lave sempre as mãos.
Bom Outono! 

domingo, 18 de março de 2012

Doença como um sinal de alerta

A doença na visão da homeopatia, é uma tentativa do organismo de se reequilibrar, pode ser equivocada, mas pode ter certeza que é o melhor que nosso organismo pode fazer para nos avisar que as coisas não estão bem. O nosso organismo nos dá vários sinais quando as coisas não vão bem, mas a gente no corre e corre da vida, na maioria das vezes não dá a menor atenção para estes sinais. Ai as coisas vão piorando, piorando, e pode chegar num extremo: uma doença grave, incurável, irreversível... Nesta hora é comum a gente se perguntar por que comigo? Da onde surgiu esta doença? Parece que tudo aconteceu de repente, mas não é bem assim. Com certeza seu organismo deu vários avisos, você com certeza não os percebeu, ou percebeu e não se importou, ou percebeu, se importou, mas resolveu deixar prá lá, afinal há tanto o que fazer... Mas o organismo continuou desequilibrado e tentando se reequilibrar,  continuou dando sinais, até que a doença grave apareceu... Não foi de repente.
A medicina convencional muitas vezes também não dá importância a determinados sinais. Você até foi ao médico, até fez exames que deram normais, e o médico disse que você não tinha nada, que  tudo era da sua cabeça, que era emocional, ou coisa assim. Desprezando estes sinais que já eram avisos do organismo que as coisas não estavam bem.
A doença começa com um desequilíbrio da energia vital e este desequilíbrio se manifesta a princípio em sinais emocionais, alguns medos, sensações vagas de solidão, abandono, sensações e sentimentos que doem, mas você não quer olhar para eles e ai começa a reagir, ou fugindo ou enfrentando. As vezes você  foge, as vezes enfrenta e segue vivendo a vida, sem perceber que suas  próprias reações diante de fatos da vida já são sinais de um desequilíbrio.
Em homeopatia a gente sabe que o predomínio de reações de fuga leva a um tipo de doença, predomínio de reações de enfrentamento leva a outros tipos de doenças. E que a doença pode ter vários nomes e várias manifestações, mas  que tudo começa no desequilíbrio da energia vital, que vai aumentando.
Para a medicina convencional isto tudo é muito vago e incompreensível. Para a homeopatia também não deixa de ser vago, mas é compreensível e aplicando-se a lei dos semelhantes, ou seja, dando uma medicação que provoca os mesmos sintomas na experimentação em homen são, a gente consegue iniciar um processo de reequilíbrio desta energia vital e a cura começa a acontecer verdadeiramente.
Ainda sonho com um tempo em que teremos máquinas que nos ajudarão a fazer o diagnóstico desta energia desequilibrada, que nos mostrarão as cores, as vibrações. Nos mostrarão  os pontos exatos onde esta energia esta alterada, e nos ajudarão ver a cura se processando, a energia fluindo corretamente pelo  nosso corpo.
Enquanto isto não acontece me satisfaço vendo as pessoas se curarem dos seus sintomas , ficarem livres de suas angustias,  viverem de forma melhor suas vidas e serem mais felizes, apenas usando uma lei da natureza, a lei dos semelhantes, a lei em que se baseia a homeopatia.
Se não podemos provar como a homeopatia atua, podemos claramente ver seus efeitos. Assim como nossos olhos não veem os raios ultravioletas, mas a gente vê e sente seus efeitos em nosso organismo quando ficamos expostos ao sol.
De qualquer maneira o recado que quero deixar aqui é para você prestar atenção nos sinais que seu organismo dá , ele esta o tempo todo te enviando mensagens, te dizendo se esta tudo bem ou não, basta ficar atenta.

terça-feira, 13 de março de 2012

Infarto, Enfarte ou popularmente “ataque do coração”

O infarto se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Isso acontece quando uma artéria coronária (artéria que irriga o coração) está contraída ou obstruída (entupida), parcial ou totalmente.
Com a falta total ou parcial de sangue ao músculo cardíaco, as células sofrem, param de funcionar e começam a morrer .  E dependendo do tamanho da área afetada pode levar  à morte súbita, morte tardia , insuficiência cardíaca com severas limitações física, mas pode também haver uma completa recuperação.
O socorro rápido e eficaz é o que faz a diferença . Saber identificar os sinais e sintomas  e procurar rapidamente um socorro é importantíssimo, tanto para salvar a vida, quanto para minimizar as consequências Os sintomas mais característicos são 

  • Dor fixa no peito, que pode variar de fraca a muito forte,  que irradia para o pescoço,  mandíbula e/ou pelos ombros ou braços (mais frequentemente do lado esquerdo do corpo),  sensação de compressão no peito que não para, as vezes esta dor é sentida como dor na parte de trás do peito.
  • Sintomas muito comuns, mas que podem passar despercebidos: dor queimada no peito, muitas vezes confundido com azia;  náuseas, vômitos, falta de ar , tosse , tontura,   ocorrência de suor em geral frio, palidez . Estes sintomas muitas vezes é entendido como um mal estar do estomago e deixa-se de tomar as devidas e rápidas providencias  e o quadro pode evoluir para ansiedade, agitação e sensação de morte iminente, e se não socorrido em tempo pode levar a morte súbita.
A melhor maneira de evitar o infarto é reduzir os fatores de risco que são: fumo, obesidade, diabetes , hipertensão, níveis altos de colesterol, estresse, vida sedentária, e /ou histórico pessoal ou familiar de doenças cardíacas.
Se você tem algum destes fatores de risco, procure diminui-los: se tem diabetes ou hipertensão mantenha-se compensado, tomando as medicações, fazendo  dieta adequada e acompanhamento médico periódico ; se fuma, deixe de fumar, o cigarro aumenta em 5 vezes o risco de infarto; faça algum exercício físico próprio para sua idade e dentro de seus limites de capacidade ; mantenha uma alimentação saudável que não aumente os níveis de colesterol; acabe com o stresse da sua vida, lembrando que o estresse não é decorrente dos fatos que acontecem em sua vida, mas sim de como você reage a estes fatos.
Em geral as pessoas que sobrevivem a um infarto, repensam suas vidas e adotam estilos de vida mais saudáveis.
Não espere ter um infarto para mudar seu estilo de vida. A gente nunca acha que pode acontecer com a gente , mas pode.

Meu marido teve um infarto alguns dias atrás, o que o salvou foi ele ter lembrado minhas palavras, ter me ligado, ter sido levado rapidamente a pronto clinica da Santa Casa e ter sido atendido com rapidez e eficiência por uma equipe muito bem treinada, onde todos os procedimentos necessários foram feitos com rapidez, cuidado, eficiência.
Meus sinceros agradecimentos a esta equipe de saúde que salva vidas e salvou uma vida preciosa demais para mim.