sexta-feira, 4 de maio de 2012

A importância dos quintais



Hoje, uma frase me tocou muito, li num blog de um amigo, que por sinal recomendo : www.quintaisimortais.blogspot.com . “ a importância dos quintais, cada vez mais desaparecidos e com isso, as nossas raízes”. 
Sempre me incomodou muito as construções atuais, casas ocupando todo o terreno, um pequeno espaço lateral, em geral cimentado e para passar  o carro.  Hoje entendi o porquê deste incomodo: a falta do quintal.
A falta de quintal é muito antiecológica, ainda mais nos dias de hoje em que se fala muito em ecologia e sustentabilidade; pois uma casa sem quintal não absorve a água da chuva, esta cai no telhado, que cai no chão impermeável e vai para a rede de drenagem que vai para os lugares mais baixos, que alagam... E ninguém percebe que tem parte da responsabilidade nos alagamentos que acontecem nas cidades... Isto já é um fato gravíssimo para a falta de quintais, mas existem outros... Quem tem o privilégio de ter um quintal ou tem lembranças de quintais, bem sabe... Quintais são mundos inteiros, cheios de vida, aventuras, fantasias; quintais são cheios de poesias, de alegria...
Quem tem lembranças de quintais? Quintais cheios de flores que atraem borboletas e beija-flores, quintais cheio de árvores que atraem pássaros e dão sombra e doces frutos, quintais da horta onde se colhe a salada fresquinha, ou da horta medicinal de onde se tira nossos remédios. Quintais com balanços que nos levam a voar, ou com a cadeira que balança lentamente e range uma musica que nos faz sonhar, quintais com redes que nos convidam a relaxar. Quintais com oratórios que nos chamam a orar e com os cantinhos tranquilos que nos inspiram a meditar. Quintais com locais para acender uma fogueira nas noites frias. Quintais com bancos ao sol para sentar e jogar conversa fora.
Ah quantas lembranças de quintais da minha infância, quintais da minha casa, da casa de avós, tios, amigos. Cada quintal inspirava uma brincadeira e a fantasia nos fazia criar mundos e mais mundos, e eu viajava por castelos , por lugares misteriosos; conversava com plantas , flores e bichinhos... As crianças de hoje que não tem mais quintais, não sabem mais fantasiar, não escutam mais as flores , não observam mais as formigas carregarem as folhas , as aranhas fazerem suas teias e as borboletas a sair do casulo. Não colhem mais os tomates da salada, e nem sabem que o chá de hortelã é digestivo e acalma.
É... estamos perdendo os quintais,  estamos perdendo a alegria, a saúde e a poesia, estamos perdendo as nossas raízes...
Mas ainda há quintais para sonhar , brincar, relaxar, meditar, orar, colher frutos, saladas e remédios... Minha casa tem um quintal assim cheio de vida e saúde, e tenho muitos amigos que tem quintais... Acho que os quintais serão sempre imortais... Por mais que estejam acabando, eles ressurgirão. Por mais que percamos as nossas raízes, sempre voltamos a elas.
Bom fim de semana!