quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cuidados com o verão

Próxima postagem: Cuidados com o verão - AGUARDE!!!!!

Fitoterapia

O que é fitoterapia?

Fitoterapia: FITO = Planta, TERAPIA = tratamento. Tratamento através de plantas medicinais. A fitoterapia pode ser usada em suas mais diversas formas: desde infusos e decoctos (chás), tinturas e extratos (gotas a serem diluídos em água), planta rasurada e extrato seco (encapsulados), ou ainda na forma de xaropes e pomadas.
A Fitoterapia vem de muitos anos, seu uso é tradicional. O conhecimento do uso das plantas para tratar sintomas vem de uma forma totalmente diferente do conhecimento de hoje, o conhecimento chamado científico.
O conhecimento tradicional é um conhecimento de quem observa profundamente a natureza e esta em harmonia com ela. É quase instintivo. Os animais por instinto sabem que planta deve comer quando estão sentindo determinados sintomas. O homem ao observar os animais e a natureza, chega ao conhecimento através da observação e do sentir. E ao fazer uso e ter um resultado positivo vai passando este conhecimento de geração a geração.
Tem plantas que tem 200 anos de uso, tem plantas que tem mais de 2.000 anos de uso. Só por este histórico de anos de uso já é considerado um uso seguro.
A ciência tem estudado, pesquisado este conhecimento tradicional, trazendo-o a luz do conhecimento científico. E na maioria das vezes (mais de 80%) a comprovação se faz.
Para se estudar uma planta os cientistas primeiro fazem uma investigação ETNOBOTÂNICA, que é justamente buscar as culturas tradicionais e obter informações sobre o que usam e para quê. A partir daí, a ciência vai investigar, ver quais substâncias ativas estão presentes e pesquisar suas ações.
Muitas vezes a partir destes estudos, isolam substâncias e surge daí medicamentos novos. Porém, a Fitoterapia não é o medicamento da substância química isolada, mas o todo da planta. Cada planta medicinal tem mais de 200 substâncias químicas e todas elas juntas, atuam como um todo no organismo. Por isto uma planta muitas vezes tem múltiplos usos e poucos efeitos colaterais.
Quando se isola determinada substância da planta e a usa sozinha, o resultado é totalmente diferente, entre outras coisas, isto pode acarretar inúmeros efeitos colaterais.
A fitoterapia a principio usa a lei dos contrários como lei de cura, pelo menos todas as pesquisas científicas caminham neste sentido, com este olhar.  Porém algumas vezes elas são usadas acionando a lei dos semelhantes. Por exemplo, o chá de camomila, usado para acalmar, diminuir cólicas intestinais, tem a recomendação de não se usar excessivamente, pois provoca agitação, irritação, cólicas e até insônia.
Muita gente acha que fitoterapia e homeopatia são a mesma coisa, mas não são. Homeopatia não usa apenas plantas, usa também substâncias do reino animal e mineral e passam por um processo de diluição e dinamização.
O importante é saber que fitoterapia e homeopatia não são a mesma coisa, mas uma pode auxiliar e outra. A fitoterapia também é muito usada pela
Acupuntura- Medicina Tradicional Chinesa, e também tem crescido muito o seu uso pela medicina convencional, pois é uma forma de tratamento mais suave, eficaz e com muito menos efeitos colaterais.
No próximo sábado darei algumas dicas de fitoterápicos para o verão. Bom fim de semana.


VENENO NA MESA 
Todos os dias o veneno esta na mesa. Será que as pessoas sabem? E se sabem por que não se importam?  Cada dia se usa mais e mais agrotóxicos. E agrotóxico é igual a veneno, e veneno mata, mata rápido ou devagar, mas mata.  Você esta chocado? Eu também fico. Fico há muito tempo e não deixo de ficar.
Eu sempre procuro comprar alimentos orgânicos, mas nem tudo a gente encontra.  Ai a opção é : ou se envenenar ou deixar de comer aquele alimento.
- O que são alimentos orgânicos? - Não, não é só um nome bonito para vender mais caro não. ALIMENTO ORGÂNICO é simplesmente o alimento SEM VENENO. -  Mas e os que não estão escrito ”orgânico”, tem veneno????  - Infelizmente a resposta é sim. Então, você toma veneno no seu café , no açúcar que adoça o café, no pãozinho... - No pãozinho? Como assim? - Bem, o pão é feito de farinha, a farinha é trigo, e o trigo tem agrotóxico...
Esta mais chocado ainda? Ah, achou que os agrotóxicos só vinham um pouquinho nas verduras, em alguns frutos como o tomate e o morango e bastava lavar para sair tudo... Infelizmente não é assim. Não adianta lavar, tirar a casca, o veneno continua ali, e vai para sua panela e para sua mesa.  E tem veneno no arroz, no feijão, nas carnes... - Ah pode parar! Como assim nas carnes? - O gado come ração, a ração é produzida de alimentos com agrotóxico, que ficam impregnados na carne , que  além de tudo estão também cheias de hormônios e antibióticos .
- Tudo tem agrotóxico? - Nos dias de hoje, aqui no Brasil, infelizmente quase tudo. Eu também fiquei chocada quando no cine debate, tomei consciência de que alimentos que eu achava que não tinham agrotóxicos eram os que tinham índices mais elevados. E pior, que o nosso governo  estimula e dá regalias para as indústrias de agrotóxicos,  e que os bancos exigem dos produtores rurais que vão fazer empréstimos, que usem agrotóxicos.
Esta revoltado em saber disso? Eu também fiquei! E isto não é tudo... O agrotóxico que jogam indiscriminadamente nas plantações, vão para o ar, que não tem lugar certo, vão para a água, que evapora e depois cai de novo em forma de chuva , trazendo o agrotóxico para lugares que você pensava que não tinha...
- E o que o agrotóxico faz afinal? - Bem, pode provocar uma infinidade de sintomas , tais como: dor de cabeça, enjoo, vômitos, irritação, mal estar, tremores, tonturas, dores pelo corpo, alterações visuais, indisposição, fraqueza, convulsões e muito, muito mais... E acaba por provocar inúmeras doenças,  principalmente o câncer.
Dá vontade de mudar de planeta não? Mas infelizmente a gente não tem outro para ir... O que fazer então? Bem... sempre ouvi dizer que o homem é fruto do meio em que vive, mas cada vez mais, vejo que o meio é produto do homem. O meio que temos criado até agora é de destruição, poluição, envenenamento, mas podemos mudar. Podemos  tomar consciência das coisas, podemos aumentar nossa consciência cada vez mais, e podemos mudar nossas atitudes. Nesta questão em particular do veneno na nossa alimentação, podemos começar a ler mais os rótulos dos alimentos,  podemos começar a procurar e comprar produtos orgânicos. - Mas os alimentos orgânicos são mais caros. - Bem... são mais caros porque são produzidos em menor escala, são produzidos em menor escala porque tem pouco consumidor. Se a gente consumir mais orgânicos, vamos fortalecer os agricultores orgânicos, eles vão produzir mais e produzindo mais a tendência é o preço diminuir. - Mas e enquanto isto?
-  Enquanto isto a gente pode ir gastando mais na feira e no mercado e menos no médico e na farmácia. É uma questão de escolha de cada um.  Se você fizer a opção de gastar mais nos alimentos orgânicos, vai estar fazendo  opção por você , pela sua saúde, e também vai estar optando pela mudança de atitude que pode mudar o meio, vai estar optando pela saúde do planeta e das futuras gerações.  Sua atitude, mais a minha, mais a do vizinho, mais.... pode mudar o mundo!  É para se pensar!  Bom fim de semana!