quarta-feira, 2 de março de 2011

A saúde da medicina vai mal

Não fosse este amor que sinto pela medicina e em particular pela HOMEOPATIA, eu já tinha desistido de ser médica.
Os salários médicos estão cada vez mais baixos na rede pública, não se tem estipulado um piso salarial e não existe uma política de cargos e carreiras na maioria dos Municípios, ou seja o médico que tem um curso de pós graduação e anos de experiência, ganha a mesma coisa que um recém formado. Os salários médicos ficam a mercê dos Municípios, que em geral pagam pouco porque o repasse do Ministério da Saúde é muito pouco. Aumentos anuais como acontecem no salário mínimo NEM EM SONHO, em geral fica-se 3 anos ou mais sem nada de aumento, e quando se tem aumento não se consegue nem recuperar a inflação do período, ou seja, salários cada vez mais defasados...
A medicina dita “privada” na qual os convênios médicos tomaram conta esta PIOR. Para vocês terem uma idéia a media que se paga para uma consulta medica pelos convênios é de 40 reais, tem convenio pagando menos que 30,00. Isto quando a consulta não é glosada, sabe-se lá por que causa... Chega a ser humilhante. Conclusão, não dá para manter um consultório médico com um mínimo de qualidade. Sim , pois com este preço só mesmo fazendo consultas de 5 a 10 minutos . Tem colegas que se sujeitam a isto, eu não gosto, não consigo abrir mão de minha consulta de 1 hora, talvez aqueles pacientes que já estão em acompanhamento há mais tempo e com boa evolução eu consiga fazer uma consulta de 40 minutos... Sem contar que mesmo após a consulta eu fico a disposição do meu paciente para eventuais acontecimentos, eu me torno um co-responsável pela sua saúde.
Bem... não precisa ser muito expert na matemática para perceber a INsustentabilidade da situação.
Agora a classe médica começa uma luta. Dia 07 de abril vai haver uma paralisação NACIONAL ao atendimento aos convênios. Mas tem muita luta que temos que iniciar, enfrentar... É hora da sociedade acordar e perceber que a medicina deste jeito vai mal... Esta muito doente e precisa de tratamento urgente!!!! E nada de paliativos, precisamos de um tratamento profundo: um tratamento da ENERGIA VITAL!!!!!

VEJA estes sites : (copie e cole)

http://www.amb.org.br/teste/index.php?acao=mostra_noticia&id=6815

e http://www.amb.org.br/teste/downloads/carta_mobilizacao_7abril.pdf