quarta-feira, 20 de junho de 2012

Bagunça no Clima e na Saúde

Que inverno é  este ?  Muita chuva, pouco frio em um dia, muito frio em outro. Alguns ipês  rosas já  floriram , tem  algumas  paineiras  que já  floriram e  já estão com frutos, e isto tudo era para estar ocorrendo em setembro/outubro.   Árvores da mesma espécie, umas florem, outras não.  As árvores parecem que perderam  seu  ritmo,  sua harmonia.  A  natureza  toda  esta  perdendo  sua  harmonia. Quando eu era criança as estações eram bem definidas, inverno era inverno,  verão  era  verão,  a  gente  sabia  quando  ia  chover  só  de  sentir determinado vento, mesmo  que  o céu  estivesse azul. A natureza estava em harmonia  e  a  gente  também , junto com  ela. Agora o quê e quem esta em harmonia? 
Se neste desequilíbrio todo, nem mais as árvores sabem como reagir, imagine o nosso organismo.  Um dia quente, outro dia frio, um dia muito seco, outro muito úmido, tem dia que temos todas as estações num único dia. E aí é doença na certa. Nosso organismo não consegue se equilibrar diante de tanto desequilíbrio climático.
E com tudo isto, ainda tem gente que diz que aquecimento global é bobagem. Para mim, esta claro uma coisa, o Planeta esta seriamente doente, pedindo socorro. E como pode, nós os filhos da Terra não ficarmos doentes também?  Os hospitais , prontos socorros e postos de saúde que o digam, cada dia com uma demanda maior, filas e mais filas. E poucos médicos , diga-se de passagem, que são mau pagos... e por aí vai. Um desequilíbrio social muito grande também. Onde se aumentam o número de vereadores e parlamentares e diminuem-se médicos e professores. Onde tem poucos com muito e muitos com pouco.
Um Planeta doente, uma sociedade altamente doente, como não adoecer? Mas não precisa se desesperar, tem saída. Acredito que se cada um cuidar de sua saúde, procurando se harmonizar,  se equilibrar,  a gente vai aos poucos harmonizando o todo. Mas tem que pensar em saúde não apenas como ausência de sintomas, mas como equilíbrio, como harmonia. E ai tem que pensar no corpo, na mente e no espirito, e mais ainda no em torno de nós.  Boa alimentação, respiração correta, movimentos relaxantes, meditação, harmonia no lar, bate papos e trocas amorosas com os filhos, boa relação com os vizinhos, bons amigos para trocar idéias e afetos, jardim comestível, horta medicinal, horta caseira,  que pode evoluir até mesmo para hortas comunitárias. Diminuir o consumo, tendo um consumo mais consciente. Cada vez que for comprar algo pensar: preciso mesmo disso? Pensar nos resíduos que seu consumo vai resultar. Pensar:  o que eu e minha família podemos fazer para melhorar a saúde do Planeta?
Comece pensando na sua casa, depois no seu bairro, sua cidade. O que você pode fazer pra sua casa ficar mais ecológica, e no seu bairro, o que pode fazer? Dá pra plantar mais árvores? Dá pra fazer um jardim comestível naquela trevinho cheio de mato? Ou naquele terreno baldio? Dá para cobrar dos vereadores projetos de hortas comunitárias? As eleições estão chegando, seu candidato tem propostas ambientais e para saúde, sem ser só tapa buracos?
É... ter saúde nos dias de hoje dá um pouco de trabalho, tem que sair do imobilismo, tem que pensar, tem que tomar decisões, tem que arregaçar as mangas. Temos um Planeta inteiro para tornar saudável e isto é para algumas gerações, mas podemos começar agora, pela nossa casa, nosso bairro e nossa cidade. Mãos a obra, temos muito  que  fazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário