quinta-feira, 10 de março de 2011

O que é PIC ?

Nós profissionais da saúde costumamos usar muitas siglas. E aí falamos com tanta naturalidade as siglas, como se todos soubessem o que é; mas a verdade é que apenas as pessoas diretamente ligadas àquela área (especialidade) conhecem o seu significado.
E mais uma sigla surgiu: PIC. E falamos com tanta naturalidade que esquecemos que a maioria das pessoas não sabe o que significa. Então vamos lá esclarecer : PIC – Práticas Integrativas e Complementares. E o que isto quer dizer? Bem, este nome foi dado em substituição as práticas chamadas “Alternativas”, na qual a homeopatia e outras formas de tratamento estão incluídas.
A sigla PIC surgiu com a portaria Nº 971, DE 3 DE MAIO DE 2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde entende que as Práticas Integrativas e Complementares compreendem o universo de abordagens denominado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de Medicina Tradicional e Medicina Complementar/Alternativa - MT/MCA.

Nesta Politica Nacional foi inicialmente incluído a Acupuntura, tecnologia de intervenção em saúde, inserida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) , Homeopatia, Fitoterapia e Termalismo Social/Crenoterapia (abordagem reconhecida de indicação e uso de águas minerais).
Quem tiver interesse em conhecer esta política na sua integra acesse : http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/PNPIC.pdf

Desde então, esta política nacional auxilia, dando as diretrizes para a Implantação destas Práticas.
O decreto já vai completar 5 anos em maio deste ano, e estamos caminhando ainda a passos lentos.

No meu entender é preciso ter apoio financeiro por parte do Ministério da Saúde aos Municípios para que esta implantação ocorra de maneira mais efetiva.

Em Bragança Paulista estamos implantando as PICs há 1 ano. Já contamos com atendimento homeopático e fitoterápico com garantia da medicação através da terceirização de farmácia homeopática. Vamos introduzir alguns medicamentos fitoterápicos também .
(para saber mais sobre a Implantação de Bragança leia meu depoimento no
http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/testemunho12.asp )

Para que consigamos caminhar mais, precisamos de apoio financeiro, pois ficamos de mãos atadas quando a gestão nos coloca os limites financeiros que tem.

Alo Ministério da Saúde, se quer mesmo colocar a PNPIC para caminhar é preciso dar apoio financeiro aos Municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário