quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Homeopatia nos quadros agudos




É comum a gente ouvir : “Homeopatia é muito bom, mas é demorado”.
Por tanto muita gente acredita que homeopatia não resolve em quadros agudos.
Mas a homeopatia atua muito bem nas doenças agudas. Nestes casos a resposta ao tratamento seja ele qual for, TEM que ser RÁPIDA . pois as doenças agudas são assim: ou evoluem para a cura (com ou sem tratamento), ou cronificam, ou ainda evoluem para piora e até mesmo para a morte.
Então temos que ter atenção , cuidado e agir rapidamente. Se a gente tem por exemplo um quadro de febre elevada e demais sintomas que demonstram uma infecção aguda, em geral este quadro tem 3 a 4 dias para evoluir para a melhora, independente da opção de tratamento.
Se a opção for pelo antibiótico no terceiro ou quarto dia a febre tem que ter cedido. Senão cedeu a bactéria é resistente ao mesmo e aí tem que se mudar para outro antibiótico. Com a homeopatia não é diferente, a febre tem que ceder até o terceiro ou quarto dia, senão, não é o remédio adequado e  tem que mudar.
Quando num quadro agudo não consigo resolver o problema com a homeopatia, costumo dizer aos meus pacientes que não foi a homeopatia que não deu conta de debelar a infecção, mas que eu como médica homeopata não encontrei o medicamento adequado naquele momento. Nem sempre acertamos.
E o que a gente faz quando não acertamos e o paciente não melhora? Mudamos o remédio. Podemos optar por outro medicamento homeopático, rever o caso procurar um outro medicamento mais adequado seguindo a lei dos semelhantes, ou até mesmo optar por um antibiótico naquele momento  e posteriormente retomar a homeopatia, ou ainda entrar com as duas terapêuticas : homeopática e alopática. O importante é aliviar o sofrimento do paciente e não deixar evoluir para piora do quadro.
Recentemente tive um caso de uma criança de 1 ano e 4 meses, febre alta mais de 40 graus que não cedia nem com banhos , compressas, nem mesmo com antitérmicos, os pais o levaram  ao pronto socorro de madrugada, e saiu com uma prescrição de antibiótico, os pais entraram em contato comigo no dia seguinte , eu vi esta criança, dei um medicamento  homeopático que cobria a maioria dos sintomas físicos e emocionais e dei também um outro medicamento homeopático para ajudar na febre. Pedi aos pais para me darem noticias todos os dias. No segundo dia de medicação a febre começou a ceder, no terceiro dia não teve mais febre, e a criança evoluiu muito bem para a cura. É assim que a homeopatia atua nos quadros agudos: rapidamente.
Estes casos  gosto de acompanhar de perto , ver o paciente todos os dias, ou pelo menos falar por telefone uma ou mais vezes durante o dia, acompanhar esta evolução e ir avaliando a cada momento. Em homeopatia temos instrumentos para saber se esta evoluindo bem ou não, não apenas a febre nos guia, mas os sintomas, o estado geral, o emocional, etc.
Portanto fique entendido que a Homeopatia atua muito bem nos quadros agudos e não é nada demorada não.