quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Primavera



Primavera, tempo das cores, das flores, da beleza, da alegria.
É tempo de podar as plantas para que elas voltem a crescer com vigor.
Primavera é o tempo do movimento para fora, tudo cresce e floresce.
É um tempo de entusiasmo, é momento para começar a fazer aquele algo que você esta protelando há tanto tempo: Aquele curso, aquela ginástica, aquela dieta, aquele jardim, aquela horta,  enfim , seja o que for: é hora de começar, COMECE!
Aproveite o momento , aprenda com a natureza, corte o que você não quer mais na sua vida,  jogue fora ou recicle coisas que não quer mais ou não usa mais. É desta forma que se abre espaço para o novo e para crescer e  expandir.
O próprio organismo as vezes precisa fazer uma limpeza interna e nesta época é muito comum surgirem as viroses  como catapora, caxumba, e  várias  outras que provocam diarreia e vômito.
Na visão da homeopatia estas viroses são oportunidades para o organismo colocar para fora o que precisa, e depois se reequilibrar. Se elas surgirem não se apavorem, em geral o que é preciso é repouso, hidratação e alimentação saudável, medicamentos para aliviar os sintomas e aguardar o ciclo viral passar.
A alimentação desta época tem que ser mais leve e colorida , muita fruta , legumes, verduras, e bem menos gordura e proteína do que na estação anterior .
Muita hidratação , é hora de usar e abusar de sucos naturais e água de coco. É ótimo bater folhas e/ou pedaços de legumes com frutas , fazendo sucos verdes que podem perfeitamente substituir o leite no café da manhã.   Uma ótima opção é o “leite da terra” que se prepara da seguinte forma: 1 coco verde, onde se utiliza a água de coco e também a sua polpa mole, 1 maçã, folhas de couve ou de qualquer outra verdura, bater tudo no liquidificador, não precisa adoçar, o doce da maça e da água de coco já é suficiente  e fica delicioso e saudável. Outras opções saborosas são:  suco de laranja com beterraba e cenoura, limonada com folha de couve e pepino. Enfim, nesta linha, use a imaginação e a criatividade e crie  sucos verdes  saudáveis e deliciosos. Você pode também usar os chás frios, chá frio de erva cidreira, camomila, erva doce e até mesmo misturar chás frios com sucos de frutas. Chá de erva doce com maçã, chá de melissa com  laranja, capim santo com limão. Tente, experimente vá misturando sabores e experimentando novas sensações. Primavera é isto : criatividade, frescor, alegria, cores, sabores... é momento de despertar a criança interior e brincar, explorar e descobrir...  E se descobrir misturas interessantes e gostosas escreva para mim que eu quero experimentar também.  

2 comentários:

  1. BAXTALE KReCHUNO
    thaj
    BAXTALO NEVO BERSH 2013
    Feliz Natal e Feliz Ano Novo de 2013
    COZINHA DOS VURDÓNS E HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS
    PROJETOS AMSK/Brasil

    ResponderExcluir
  2. Primavera linda, benvinda seja! (:
    Aqui deixo um livro para lermos quando o sol saír e formos para o parque lê-lo (no nosso kindle, hehe): http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Homeopatia-Ciencia-e-Cura

    Bendiçoes para todos!

    ResponderExcluir