segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tratamentos da Vovó



Quantos tratamentos eficazes e gostosos que esquecemos ou deixamos para trás, parece que nos dias de hoje ninguém mais tem tempo para estes cuidados. Mas eu acredito que o que é bom não deve ser esquecido, ou se foi deve ser resgatado. Escalda pés, compressas, cataplasmas, vaporização, banhos de imersão, cada um destes é um tratamento eficaz  e tem sua indicação para vários problemas.
Hoje eu vou falar um pouco sobre o Escalda pés. Consiste em mergulhar os pés numa bacia ou balde com água quente, a uma temperatura  que você suporte com conforto, (sem queimar), em geral a temperatura da água deve estar em torno de 40 graus, mas isto é muito individual e pode variar de pessoa para pessoa, o importante é que você se sinta confortável e suportando bem a quentura da água.  Você deve permanecer com os pés na água até ela se tornar morna, então retire os pés , enxugue bem e coloque uma meia macia e quentinha. Apenas isto já é relaxante e ajuda a eliminar dores e peso nas pernas e pés. Mas pode- se  acrescentar na água: sal grosso ou bicarbonato de sódio, ou ainda algumas plantas medicinais. Algumas plantas podem ser usadas com a finalidade de relaxar tipo: Camomila, melissa, lavanda; outras podem ser usadas com a finalidade de revigorar a energia e melhorar a circulação, tipo: alecrim, gengibre, canela, hortelã;  pode-se usar algumas plantas que auxiliem para diminuir as dores, como a arnica, mil folhas, arruda.
O escalda pés auxilia muito nas gripes, nas dores musculares e articulares, e para melhorar a circulação. É muito bom para as pessoas que tem insônia, pois puxa a energia concentrada na cabeça. As pessoas em geral , não conseguem dormir porque estão com a “cabeça quente”, a mente não para de trabalhar e sempre muito acelerada, ai o corpo não consegue relaxar e dormir, então se quer “esfriar a cabeça”, esquente os pés!
Você pode colocar ainda no fundo da bacia ou balde uns seixos, aquelas pedras arredondadas dos rios, e aproveitar e ir pisando nestes seixos para ir massageando toda a planta dos pés, pela reflexologia da medicina chinesa, todas as partes do corpo e todos os órgãos estão representados nas plantas dos pés e massageando-as estará massageando todo o corpo.
Quem faz escalda pés uma vez, percebe logo seus benefícios e repete muitas outras vezes. Então vamos lá, experimente!
Semana que vem vou dar continuidade falando dos demais tratamentos da Vovó.
E se você quer aprender mais sobre estes tratamentos , estarei dando um curso nos dias 01 e 02 de setembro, informações no site: www.espacomaita.com.br
Bom fim de semana e bom escalda pés!