sexta-feira, 13 de abril de 2012


O que é PIC ?

Nós profissionais da saúde costumamos usar muitas siglas. E aí falamos com tanta naturalidade as siglas, como se todos soubessem o que é; mas a verdade é que apenas as pessoas diretamente ligadas àquela área (especialidade) conhecem o seu significado.
 A sigla PIC surgiu com a portaria Nº 971, DE 3 DE MAIO DE 2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde entende que as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) compreendem o universo de abordagens denominado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de Medicina Tradicional (MT) e Medicina Complementar/Alternativa  (MCA).
Então PIC – Práticas Integrativas e Complementares, são práticas em saúde, que anteriormente eram conhecidas como “ Medicina Alternativa”.
Na Politica Nacional foi inicialmente incluído a Acupuntura, tecnica de intervenção em saúde, inserida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC),  Homeopatia, Fitoterapia e Termalismo Social / Crenoterapia (abordagem reconhecida de indicação e uso de águas minerais e termais para tratamento a saúde). Posteriomente foi incluída também a Medicina Antroposofica.
Quem tiver interesse em conhecer esta política na sua integra acesse : http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/PNPIC.pdf
Desde sua publicação esta política nacional auxilia, dando as diretrizes para a Implantação destas Práticas. Porém o  decreto já vai completar 6 anos agora em maio deste ano, e estamos caminhando ainda a passos  muito lentos.
No meu entender é preciso ter apoio financeiro por parte do Ministério da Saúde aos Municípios para que esta implantação ocorra de maneira mais efetiva. Aqui em Bragança Paulista, por exemplo, foi iniciado a Implantação das PICs em 2010,  foram feito várias capacitações aos funcionários da secretaria da saúde, preparando-os para estas novas formas de tratamento, foi iniciado o atendimento homeopático com garantia da medicação através da terceirização de farmácia homeopática, e foram feitas vários contatos e reuniões na intenção de se fazer um horto medicinal com algumas espécies de plantas medicinais  para uma futura farmácia viva , onde medicamentos fitoterápicos pudessem ser produzidos para se ter mais uma opção de tratamento. Mas infelizmente  não foi adiante . Faltou  verba e as PICs aqui em Bragança foram destinadas ao esquecimento. Apesar de ter sido aprovada no Conselho Municipal de Saúde,e na Conferência Municipal de Saúde.
Se você gosta e quer as PICs no SUS, tem que manifestar seu desejo, e para isto você pode ir até o  meu blog : www.euamohomeopatia.blogspot.com , lá você encontrará um selo  que ao clicar você irá até um abaixo assinado eletrônico. E este ano tem eleições, certifique-se  se o seu candidato vai assumir as PICs no Município.
Bom fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário