sexta-feira, 30 de março de 2012

Cuidados com a saúde no Outono

Estamos no outono, época de  muitas variações de temperatura . O clima começa a esfriar . Em nossa região,   os dias são quentes e as noites enfriam . E pode também acontecer de ter dias muito abafados, seguidos de repente de uma queda de temperatura importante. Estas mudanças de temperaturas propiciam as doenças ligadas ao sistema respiratório.
Nesta época também é comum que as pessoas fiquem mais próximas em locais fechados, esta situação facilita a disseminação de doenças transmitidas pelo ar, como a gripe, que pode ser passada quando o doente tosse, fala ou espirra. Sinusite, rinite e a asma também costumam incomodar mais nesse período.
Para ajudar a prevenir problemas de saúde típicos dessa estação, alguns cuidados são necessários, como:
- Antes de usar os cobertores , hedredons, e os agasalhos que ficaram guardados durante o verão é importante lavá-los e deixá-los algum tempo ao sol, isto acaba com o cheiro de mofo, a poeira e os ácaros que se acumularam ali.
-  Abra as janelas pela manhã deixando o sol e o ar entrar. É necessário a troca do ar, quando o vento entra, ele ”varre” o ar, renovando-o.
- Evite ficar muito tempo em ambientes fechados e aglomerados.
- Beba bastante água, nosso clima aqui é muito seco no outono /inverno e perdemos muita água pela pele , apesar de não notarmos.
- Se for alérgico, evite carpetes e cortinas ou lave-os com frequência.
- É bom ter sempre um  agasalho  à mão ou deixar algum de prontidão nos lugares em que habitualmente você frequenta (no trabalho, por exemplo) para não ser pego de surpresa. O importante é não se deixar enganar pela aparência de “verão” , no outono, o sol pode aparecer forte, mas o frio pode
 surgir de repente.
- Lave as mãos com uma maior frequência.
- Na alimentação, use temperos como o alho, cebola, o gengibre , a sálvia,  alho porró, o cravo a canela;  além de dar um sabor especial, eles ajudarão a proteger seu organismo.
E se a gripe ou resfriado te pegar, faça uma boa alimentação para ajudar seu sistema imunológico, hidrate-se bastante, e  prepare um chá caseiro com:
- 1 dente de alho, 1 limão cortado em quatro partes, um pedaço de gengibre, 2 pedaços de canela, 2 cravos da índia, ferva tudo em 500ml de água por 3 minutos, coe e adoce com mel. Tome o chá a noite antes de ir deitar. 
Se não estiver melhorando, se a febre persistir ou a tosse e a falta de ar piorar, procure um médico sem demora. Tenha o cuidado de evitar a transmissão do vírus para mais pessoas, evitando se aproximar muito delas, dando beijos ou abraços , por exemplo, e até mesmo apertos de mãos,  coloque sempre a mão na boca ao tossir ou espirrar e lave sempre as mãos.
Bom Outono! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário