segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O poder curativo da Babosa



Babosa,  temos várias espécies,  só o nome científico vai nos reportar a espécie certa. 

As mais comuns são: Aloe vera e Aloe arborenses. 
A Aloe vera é aquela da folha mais larga e mais grossa, também tem a sinonímia de Aloe barbadensis, e é a mais estudada cientificamente. 
  










A Aloe arborensis, é muito comum nos jardins, e é a mais usada popularmente.





Sua ação terapêutica é antiinflamatória, refrescante, regenerador de tecidos, anticaspa, antiqueda de cabelos, cicatrizante.

Sua indicação é para uso externo em queimaduras, inclusive queimaduras do sol, acnes, eczemas, ferimentos, picadas de insetos. 

É ótima como auxiliar no tratamento da erisipela, e disto eu posso dar meu testemunho pessoal, por duas vezes curei minha erisipela com medicamentos homeopáticos e babosa no local, coisa que em geral os médicos alopáticos não acreditam ser possível. 

Tem  também uso cosmético: como preventivo de rugas, para hidratar peles e cabelos secos.

Forma de usar :  corta-se os espinhos laterais da folha, corta-se pedaços de mais ou menos 5 cm e depois corta-se ao meio, de forma a ficar exposto a parte interna onde tem a mucilagem, e ai aplica-se esta mucilagem no local desejado. Nas farmácias homeopáticas e de manipulação você pode encontrar o gel de babosa, shampoo e sabonete.

A babosa foi muito usada internamente na forma de suco, porém os estudos científicos comprovaram uma ação tóxica para o fígado, e portanto seu uso interno é desaconselhável, apenas pode ser usada com a indicação correta de um profissional que tenha formação em fitoterapia.

Algumas coisas você pode resolver em casa mesmo, e ai este conhecimento do poder curativo das plantas podem auxiliar muito, mas nunca deixe de procurar seu médico quando os sintomas persistirem.

E se você gosta de Plantas Medicinais e quer aprender várias dicas de tratamentos caseiros, estarei fazendo um curso nos dias 01 e 02 de setembro.
Para maiores informações acesse: www.espacomaita.com.br

Um comentário:

  1. que coisa é esta de colocarem links que não autorizei na minha página??????? Não quero este link na palavra "rugas"

    ResponderExcluir