segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Homeopatia nos quadros agudos


É comum a gente ouvir : “Homeopatia é muito bom, mas é demorado”. Por conseguinte muita gente acredita que homeopatia não resolve em quadros agudos.
ERRADO!!! A homeopatia atua muito bem nestes quadros.
Nos quadros agudos a resposta a terapêutica seja ela qual for, TEM que ser RÁPIDA . Eles são assim, ou evoluem para a cura (independente do remédio), ou cronificam, ou ainda evoluem para piora e até mesmo para a morte. Por isto não dá para bobear, não dá para esperar.
Então se a gente tem por exemplo um quadro de febre elevada e demais sintomas que demonstram uma infecção aguda, em geral este quadro tem 3 dias para evoluir para a melhora, independente da opção de tratamento.
Se a opção for pelo antibiótico no terceiro ou quarto dia a febre tem que ter cedido. Senão cedeu a bactéria é resistente ao mesmo e aí tem que se mudar para outro. Com a homeopatia não é diferente, a febre tem que ceder até o terceiro ou quarto dia, senão, não é o remédio adequado e  tem que mudar.
Costumo dizer aos meus pacientes que não foi a homeopatia que não deu conta de debelar a infecção, mas que eu como médica homeopata não encontrei o medicamento adequado naquele momento. Nem sempre acertamos.
E o que a gente faz quando não acertamos e o paciente não melhora? Mudamos o remédio. Podemos optar por outro medicamento homeopático, rever o caso procurar um outro medicamento mais adequado seguindo a lei dos semelhantes, ou até mesmo optar por um antibiótico neste momento  e posteriormente retomar a homeopatia, ou ainda entrar com as duas terapêuticas : homeopática e alopática. O importante é aliviar o sofrimento do paciente e não deixar evoluir para piora do quadro.
Na minha experiência clínica, poucas vezes precisei recorrer a outros medicamentos que não os homeopáticos. 
Muitas vezes os meus pacientes recorrem aos pronto-atendimentos num quadro agudo , e saem com prescrição de um antibiótico, porém antes de fazerem uso, entram em contato comigo e eu peço para não tomar e dou as orientações do  medicamento homeopático e eles saem do quadro muito bem.
Recentemente tive um caso de uma criança de 1 ano e 4 meses, febre alta mais de 40 graus que não cedia nem com banhos , compressas, nem mesmo com antitérmicos, os pais o levaram  ao pronto socorro de madrugada, foi diagnosticado pneumonia e saiu com uma prescrição de antibiótico, os pais entraram em contato comigo e eu vi esta criança, dei um medicamento que considero o medicamento de fundo, que cobria a maioria dos sintomas e um medicamento para ajudar na febre. Pedi aos pais para me darem noticias todos os dias. No segundo dia de medicação a febre começou a ceder , no terceiro dia estava sem febre, e a criança evoluiu muito bem.
Os quadros agudos não são apenas infecciosos, vou dar exemplo de um que aconteceu comigo . Fui picada por uma vespa , estava dirigindo e nos últimos preparativos para uma viagem para o Rio de Janeiro, Meu dedo inchou rapidamente , dor , latejamento, vermelhidão, mal conseguia segurar o volante, diante da reação do organismo a picada... Num primeiro momento pensei:  "não vou poder mais viajar". Pensei nas opções rápidas que poderia lançar mão para melhorar a tempo de não impedir minha viagem. Na alopatia os remédios que poderiam ajudar me dariam tanto sono que me impediria de viajar do mesmo jeito... Ai lembrei  de um bom remédio homeopático que cobria bem estes sintomas que eu estava apresentando, liguei para farmácia, passei lá para pegar e já comecei a tomar de 10 em 10 minutos, fui para casa esperar e decidir se teria que adiar minha viagem ou não. Após a terceira dose ou seja 30 minutos depois já senti que minha mão desinchara bem e a dor estava bem melhor, decidi viajar. Fui tomando o medicamento de tempos em tempos, espaçando mais a medida que a melhora ia acontecendo, teve uma hora que esqueci do remédio, da picada... Quando cheguei no Rio lembrei e fui olhar para minha mão, não havia mais nada, apenas uma leve marca da picada. Sinceramente, nem mesmos os antialérgicos mais potentes agiriam tão rápido.
É assim que a homeopatia atua nos quadros agudos: rapidamente.
Estes casos  gosto de acompanhar de perto , ver o paciente todos os dias, ou pelo menos falar por telefone uma ou mais vezes durante o dia, acompanhar esta evolução e ir avaliando a cada momento. Em homeopatia temos instrumentos para saber se esta evoluindo bem ou não, não apenas a febre nos guia, mas os sintomas, o estado geral, o emocional, etc.
Portanto fique entendido que a Homeopatia atua muito bem nos quadros agudos e não é nada demorada não.