sexta-feira, 11 de março de 2011

As três Leis de cura

É nos primórdios da medicina, exatamente em Hipócrates, (450 a.C.), considerado o Pai da Medicina, que encontramos os três postulados de cura:
- Vis Medicatrix Naturae
- Contraria Contrarius Curantur
- Simila Similibus Curanter

VIS MEDICATRIX NATURAE
Um organismo não é passivo nas lesões ou doenças, mas equilibra-se para combatê-las. O estado de doença, portanto, é um esforço do organismo para recuperar um equilíbrio perturbado.
Hipócrates dizia que o objetivo do médico era ajudar esta tendência natural do corpo, observando a sua ação, eliminando os obstáculos e assim, permitindo que o organismo recupere a sua própria saúde.

SIMILA SIMILIBUS CURANTUR
Os semelhantes se curam pelos semelhantes. Uma substância que provoca determinados sintomas é capaz de curar estes mesmos sintomas.
Esta é a Lei dos Semelhantes que Hahnemann resgatou e surgiu então a HOMEOPATIA.

CONTRARIA CONTRARIUS CURANTUR
Os contrários se curam pelos contrários. Foi adotada posteriormente por Galeno (séc. II d. C.) como verdade e adotada pela medicina oficial, onde o tratamento é feito principalmente à base dos “antis” : anti-inflamatório, antipirético, antibiótico, anti espasmódico, etc.

No meu entender a Lei do Semelhante é a que efetivamente ajuda a vis medicatrix naturae. E por ter o organismo vivo esta capacidade tão maravilhosa de se reequilibrar é que a lei do semelhante atua tão bem. Quando damos uma substância que provoca os mesmos sintomas que a doença estes se somam e o organismo responde mais intensamente ainda para buscar o reequilíbrio, agilizando assim a recuperação da saúde.
O que a Lei do Semelhante (Homeopatia) faz, é apenas ajudar esta tendência natural do corpo de recuperar sua saúde.,