quinta-feira, 12 de julho de 2012

Jardim Cosmetível


Você já pensou na idéia de ter um jardim lindo que ao mesmo tempo você pudesse comer?
Sim, é possível, tem muitas plantas lindas e que são comestível , por exemplo a capuchinha, é linda e come-se a folha e a flor e tem muitos nutrientes. A taioba dá umas folhas grandes e lindas, tem uma sabor delicioso, pode –se fazer refogada como couve,  a bertalha também fica linda no jardim, ela é uma trepadeira e você pode  fazer vários arranjos com ela; lembro-me uma vez que deixei a bertalha subir na grade da janela, além de dar uma linda cortina verde, eu tive alimento por muito tempo. Berdroega é também linda para o jardim, fácil de cultivar e muito nutritiva e gostosa, foi trazida pelos portugueses e era conhecida como o alimento preferido do Imperador. A calêndula é  uma linda flor, é medicinal e ainda comestível. Não temos muito o hábito de comer flores, mas tem muitas flores comestíveis. As pimentas ficam lindas, tem vários tipo, formas e cores, quem gosta de pimenta pode ter muitas em seu jardim. Tomates cerejas também ficam muito bem  e podem ficar perto dos pés de alface roxa.
Maracujá, também uma trepadeira que dá pra fazer vários arranjos,  tenho o meu enfeitando toda a minha varanda, e daqui a pouco já vou estar colhendo seus frutos. Bananeiras, acho-as linda no jardim, dá um ar rústico e bucólico.
E ainda tem os temperinhos que podem dar um colorido no jardim e um sabor especial na comida : A salvia, com sua linda flor roxa e aveludada, o manjericão com suas delicadas florzinhas azuladas, o tomilho, a manjerona e o orégano, todos tem sua graça. Com tantos temperos gostosos , nutritivos e bonitos que você pode ter no jardim, para que comprar temperos prontos que deixam tudo sempre com o mesmo sabor?
Berinjelas e pimentões também ficam lindos e você pode colher para fazer aquele delicioso antepasto.
Pode parecer estranho pensar num jardim assim, mas com os novos conceitos da agroecologia , onde a diversidade traz o equilíbrio para a saúde das plantas, do solo , e onde a idéia é termos um ambiente onde os ciclos de vida se cumprem;  este tipo de jardim vai começar a ficar mais comum.
Os jardins podem ser grandes ou pequenos, pode ser até mesmo em vasos,
a criatividade vai fazer tudo ficar perfeito. E para isto observe a natureza, na natureza tudo é diversidade, de cores, de formas, de tamanhos... temos apenas que brincar um pouco com esta diversidade e sair criando , experimentando, plantando e admirando e colhendo... Jardins comestíveis servem a visão, ao olfato, ao tato, ao paladar, além de ser uma ótima terapia, sempre com a recompensa de colher os frutos do nosso prazeroso trabalho.
Arregace as mangas e comece a produzir seu jardim comestível. Bom fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário