terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cuidados com o verão

O verão esta chegando, e com ele precisamos ter alguns cuidados. Verão pede coisas leves e frescas. Muita salada e  muita fruta, muita água e sucos. 
Muito cuidado com o sol. Protetor solar é aconselhável a cada 2h para quem vai se expor ao sol.  As pessoas de pele mais clara tem que ter cuidado dobrado e usar um fator de proteção mais alto.
Uma grande aliada no verão é a calêndula, uma flor muito bonita e que tem propriedades curativas maravilhosas. Para quem abusar do sol pode usar um creme de calêndula , e não ficará com aquela ardência comum as queimaduras solares. A Calêndula tem um ação anti inflamatória e regeneradora da pele  e mucosas, pode ser usada na forma de pomada, creme, gel, batom para os lábios. Para queimadura de qualquer tipo não conheço nada melhor. Muito boa também, para ferimentos abertos, raladuras, ajudando a pele a se restaurar mais rapidamente.
Uma compressa do infuso  de calêndula no rosto deixa a pele maravilhosa. Você tem que usar 3 colheres de sopa da flor seca e despejar  uma xícara de água fervente, abafar com um pires e deixar esfriar, depois é só coar e molhar algumas gases neste “chá” concentrado e fazer compressas no rosto. O ideal é antes das compressas fazer uma leve esfoliação na pele. Você pode também misturar este infuso em argila branca (própria para o rosto) e aplicar a argila no rosto, tendo cuidado com os olhos. Você verá como sua pele vai ficar macia e com uma aparência maravilhosa. Para quem tem problemas de espinhas e cravos, pode fazer este procedimento diariamente, e ainda usar um creme ou gel de calêndula uma ou duas vezes ao dia. Lembrando-se de sempre lavar bem o rosto antes de aplicar as compressas, e você pode usar o sabonete de calêndula para a higienização.
A calêndula pode ser usada também para fazer bochechos, gargarejos, e até mesmo para tomar (uso interno) em caso de queimação no estomago, nestes casos você deve usar uma concentração menor, ou seja , 1 colher de chá da flor seca para 1 xícara de água fervente.  Atenção, a calêndula nunca deve ser cozida, a água fervente deve ser despejada em cima da planta seca (isto é o que se chama infuso).
É muito importante também usar a planta certa, pois de nada adiantará seguir estas orientações se usar a planta errada. Para isto procure comprar em locais confiáveis, de preferência uma farmácia de homeopatia ou manipulação onde tenha um farmacêutico que conheça bem as plantas medicinais.
Cuide-se neste verão. Bom fim de semana.


O amor, a maior energia curativa

Quando estamos amando, nos sentindo bem, estamos felizes, temos uma energia invejável e contagiamos as pessoas a nossa volta.
Amor faz milagres, o amor é alegre e cheio de vida. E precisamos muito do amor no nosso dia a dia, para não adoecer, ou para ajudar a curar nossas doenças.
Qual mãe que não deu beijo no filho que caiu e a dor passou? Quando minhas filhas eram pequenas curei muitas dores com beijos. Isto é a força do amor!
Quando os doentes,  seja em casa ou nos hospitais recebem amor, carinho, atenção , suas dores se aliviam.  Os hospitais , postos de saúde, clínicas, deveriam ser ambientes repletos de amor.
Já tem estudos, teses de doutorado que comprovam a força do amor como curativa. Tem estudos comprovando que as pessoas que vivem mais são
pessoas solidárias, alegres e que sabem perdoar e agradecer.
Interessante como a nossa sociedade precisa fazer estudos, pesquisas para comprovar coisas que  são ditas há pelo menos 2 mil anos, porque Jesus já falava sobre o força do perdão, da gratidão e do amor.
E como falta amor hoje em dia, em consequência,  falta gratidão e capacidade de perdoar. Porque quem ama perdoa, quem ama é grato sempre.
Hoje, vemos pais gritando com as crianças, crianças desrespeitando seus pais, vizinhos que não se falam, muitas vezes nem  sequer se conhecem, filhos e netos mal tratando os idosos, pessoas gritando no transito. Tudo isto é apenas reflexo da falta de amor.
As pessoas estão mais preocupadas em trabalhar, trabalhar para ter dinheiro para consumir  , consumir. Buscam a felicidade na aquisição de coisas: Uma TV maior, um celular de ultima geração, e assim por diante, e não percebem que isto não vai preencher  este vazio no coração. A felicidade não é medida assim, nem o bem estar  e a qualidade de vida.
O vazio no coração só é preenchido com amor. Todos temos a capacidade de amar, só precisamos reacender a chama do coração. Então que tal em 2012 amar mais? Agradecer a cada manhã pela vida, sorrir para as pessoas dando um bom dia, transmitindo alegria, perdoar as falhas dos outros , porque afinal todos nós erramos e é através dos nossos erros que aprendemos. Amar o nosso lar, nossos filhos, nossos pais,  nosso trabalho , nossos amigos, perdoar nossos inimigos (que é uma forma de amar) . Perdoar a nós mesmos.
Mas para isto precisamos primeiro aprender a  amar a nós mesmos, só temos a capacidade de amar o outro depois que amamos a nós mesmos.  
Tem muita gente que diz que ama e machuca ou até mata por amor. Não, isto não é amor, isto é  egoísmo, isto é posse, isto é falta de amor.
Se você esta triste, apático, indiferente com a vida, com a sensação que esta faltando algo... Esta faltando mesmo, esta faltando amor! Então comece se amando e depois ame tudo e todos a sua volta. Bom fim de semana.