sábado, 28 de maio de 2011

Centralizar para fortalecer e multiplicar

Nas discussões e debates sobre as PICs (Práticas Integrativas e Complementares), sempre é levantado onde elas se encaixam no organograma de uma Secretaria de Saúde. Na especialidade? Na atenção básica : Saúde da Família? NASF? Centralizar? Não Centralizar?
Tem  pessoas que defendem a centralização, outros defendem a não centralização.
Eu entendo que as PICs ( Homeopatia , Fitoterapia e Acupuntura ) apesar de serem especialidades médicas, não devam ficar junto com as demais especialidades, pelo seu caráter abrangente e visão de totalidade do ser humano. Mas cada vez esta ficando mais claro para mim a importância de CENTRALIZAR. Centralizar, para UNIR, e unir para FORTALECER e fortalecer para MULTIPLICAR.
Vou explicar: as PICs são muito frágeis por diversas razões já escritas em outros artigos neste blog. Tudo que é frágil é preciso de união para fortalecer. Da mesma forma que  quando algo esta forte, se alguém  quer destruir,  começa por fragmentar. Creio que isto é bem claro, e você que esta lendo estas linhas já deve ter tido vários exemplos em sua vida. Bem, então que a " UNIÃO FAZ A FORÇA" não existe dúvida. 
Então, como as PICs são ainda  muito frágeis é necessário , fundamental, imprescindível a UNIÃO. Por isto tem ficado cada vez mais claro para mim que para Implantar as PICs é preciso ter um CMPIC - Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares, assim como existe o CNPIC - Centro Nacional de Práticas Integrativas e Complementares . É necessário ter um ESPAÇO FÍSICO de atuação e união, um espaço de referência. Mas não é para este espaço ficar distante e isolado dos outros serviços. Não! Pelo contrário , é um espaço para unir, INTEGRAR e multiplicar.
O nome escolhido para estas  Práticas (Homeopatia, Acupuntura, Fitoterapia entre outras), anteriormente chamadas de ALTERNATIVAS e agora INTEGRATIVAS e COMPLEMENTARES no meu ver foi uma escolha muito feliz; pois são praticas que integram mesmo, que complementam. Não excluem os demais tratamentos ; auxiliam, complementam, integram. Então INTEGRAR é uma das MISSÕES das PICS no SUS. 
Este ESPAÇO FÍSICO então, (CMPIC - Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares) será um local de União, Integração e Multiplicação, um local de atendimentos, de promoção de capacitações,  de promoção de saúde, de atuação em grupos com os usuários, etc...
Este local não fica no organograma um degrau acima na verticalidade; não , ele fica na horinzontalidade junto com a atenção básica, um ponto de união com muitos braços, como um POLVO, a cabeça do polvo centraliza, os braços do polvo integra com a saúde da familia,  multiplicando suas ações. 
A vivência que tive de 16 anos de Saúde da Familia e 1 ano e meio de coordenação das PICs em Bragança, me faz acreditar que este é um bom modelo. Ainda um sonho , mas é sonhando que se chega a realização!