domingo, 27 de novembro de 2011

Quarto artigo publicado Jornal Cidade de Bragança


Dia 21 de novembro: o dia da Homeopatia

No dia 21 de novembro se comemora no Brasil , o dia da Homeopatia. Este dia foi escolhido porque nesta data no ano de 1840, chegou ao Rio de Janeiro, o médico homeopata francês Benoit Mure, trazendo a homeopatia para o Brasil , 44 anos após sua descoberta.
No ano de 1796, Samuel Hahnemann publicou um trabalho intitulado "Ensaio sobre um novo princípio para descobrir o poder curativo das drogas", por isso este é o ano em que se considera o nascimento da homeopatia, portanto a homeopatia esta completando 215 anos.

A homeopatia tem três princípios básicos: Lei dos Semelhantes, Experimentação em Homem São e Dose Mínima. A Lei dos Semelhantes define que substâncias que causam determinados sintomas são capazes de curar sintomas semelhantes a estes. Esta lei não foi descoberta por Hahnemann, ele apenas a resgatou, e comprovou sua veracidade e eficácia. Hahnemann (o pai da Homeopatia), buscando promover curas mais suaves, rápidas e permanentes, decidiu experimentar em si mesmo várias substâncias para desta forma conhecer o verdadeiro potencial de cura das mesmas. As Experimentações foram feitas de forma bem criteriosa e Hahnemann publicou num livro chamado “matéria médica pura”. A dose mínima veio na intenção de acabar com a agravação dos sintomas que acontecia antes da cura. Ao dar uma substância que provoca os mesmos sintomas da doença uma grande intensificação destes sintomas acontece (agravação). Para diminuir isto Hahnemann começou a diluir as substâncias na proporção de 1 para 100, isto é, cada 1ml de substância era diluída em 100ml de solúvel (água e álcool). Como conseguiu diminuir as agravações, mas não acabar com elas, ele foi diluindo cada vez mais (dose mínima). Depois começou também a “dinamizar” a cada diluição. Este processo de dinamização (segurar o vidro com a substância diluída e bater em superfície firme várias vezes) dá o efeito energético à substância à medida que vai perdendo seu efeito químico pela diluição.
A homeopatia é uma terapêutica energética, atua na energia vital, reequilibrando-a, estimulando o próprio organismo a promover a cura.
Esta forma de atuar causa grandes polêmicas e muita gente ataca a homeopatia por causa disto, querem que a homeopatia prove sua forma de ação, porém não é possível provar a homeopatia pelo modelo da ciência médica de hoje, ainda baseada no mecanicismo.
A homeopatia só vai poder ser provada pela física quântica, mas esta ainda tem pouca penetração na ciência médica atual e ainda se fazem poucas pesquisas neste campo, até porque a homeopatia não tem espaço ou tem muito pouco espaço nas Universidades. Porém, podemos ver seus efeitos, podemos ver a pessoa doente se recuperar, os exames laboratoriais voltarem ao normal, enfim podemos ver a cura acontecer.
Estamos num momento de vida de grande mudança de “paradigma”, ou seja, modelo, forma de ver o mundo. O mundo como um grande relógio não explica mais muita coisa, a física quântica nos trás cada vez mais o conceito de energia e vem mudando nossa visão de mundo. As mudanças de paradigmas (modelos) são na verdade uma ampliação de visão, não que a outra visão não sirva mais, apenas que ela não serve para explicar certas coisas. Fazendo uma comparação, do paradigma com um mapa. Se eu pegar um mapa do Brasil para procurar a França, não vai fazer nenhum sentido, não significa que a França não existe, significa apenas que tenho que pegar outro mapa, um mapa que englobe a Europa. Mas também não posso jogar fora o mapa do Brasil e dizer que não serve para nada, pois vai ser muito útil quando eu precisar procurar o Estado de São Paulo ou do Ceará por exemplo.
Então quando algumas pessoas falam que a homeopatia não tem sentido, apenas estão olhando para ela através de um modelo pelo qual ela não pode ser explicada, então precisam mudar o modelo usado, precisa “pegar o mapa certo, ou um mapa de maior abrangência”.
Meus parabéns a Homeopatia e a Hahnemann que presenteou o mundo com esta ciência arte que tantas curas faz. Boa reflexão e bom fim de semana.
(Dia 29 vou fazer uma palestra sobre homeopatia, informe-se no telefone:4033-5324)

Terceiro Artigo publicado no Jornal Cidade de Bragança


Diabetes, como evitar e controlar melhor

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, este dia foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) (Federação Internacional de Diabetes) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo.
O diabetes é considerado uma pandemia desde 1940, isto é, uma epidemia amplamente disseminada que afeta o mundo inteiro. Estima-se que mais de 246 milhões de pessoas têm diabetes, e que nos próximos 20 anos, este número deva chegar a 380 milhões.
No Brasil, segundo o Ministério da saúde, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia.
Embora exista uma predisposição genética para desenvolver o diabetes, as verdadeiras causas estão no estilo de vida estressante dos nossos dias e na alimentação rica em carboidratos refinados (principalmente o açúcar e a farinha branca), pobre em fibras, nas grandes quantidades de gorduras saturadas e trans, e ainda no tabagismo, no uso excessivo de café e bebidas alcoólicas. Do ponto de vista epidemiológico o diabetes tem sido associado ao estilo de vida ocidental e não é comum nas culturas em que preservam sua alimentação tradicional e nativa. Porém, quando estas culturas trocam sua alimentação tradicional pelos alimentos industrializados as taxas de diabetes aumentam consideravelmente. Diabetes, portanto, é uma doença decorrente do nosso estilo de vida atual. E o diabetes não é a única, muitas outras são, como: hipertensão, colesterol e triglicerídeos altos, obesidade, gastrite e úlcera gástrica, doenças cardiovasculares, cálculos biliares, e muitas, muitas outras, inclusive o câncer.
O que fazer então para manter os níveis de glicose dentro do normal (70 a 100mg/dl) e ficar livre de tantas doenças? E a resposta vocês já devem saber: Mudar o estilo de vida e a alimentação! Não é fácil, eu sei, pois o mundo de hoje nos induz a correr o tempo todo, nunca dá tempo de cuidar de nossa alimentação e de nós mesmos, porém pagamos um preço muito alto por isto, pagamos com a nossa saúde, e acabamos gastando nosso dinheiro na farmácia.
Então, acho que esta na hora de rever isto e começar a mudança, que tal começar a caminhar. Caminhar até a feira, até o mercado e comprar muitas verduras e legumes, dando preferência por aqueles produtos sem agrotóxicos, comprar o arroz e a farinha integral e por que não fazer o próprio pão em casa? Não é tão trabalhoso assim.
Quando comemos alimentos integrais, comemos uma quantidade muito menor, pois ele nos sacia mais, têm muito mais nutrientes e nosso organismo fica satisfeito e feliz. Quando comemos alimentos refinados e industrializados, comemos muito porque estes alimentos não nos saciam, têm muitas calorias, mas quase nada de nutrientes, são as chamadas calorias vazias, engordam e não nutrem; nosso corpo ganha gordura extra e ficamos desnutridos.
Hábitos não são fáceis de mudar, mas se pensarmos que é para o bem de nossa saúde, fica pelo menos mais estimulante e desafiador.
Um dia fizeram essa pergunta ao Dalai Lama: "O que mais te surpreende na humanidade"?
E ele respondeu: "Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde... E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente e nem o futuro. Vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido”.
Isto dá o que pensar não?
Então, que tal se propor a mudar, pensando no hoje, e um dia de cada vez? O que dá para mudar hoje?
E para ajudar na sua mudança vou dar uma receita de pão integral bem fácil de fazer.
1 xícara de água morna;
1 colher de sopa de fermento biológico;
1 colher de sopa de açúcar mascavo ou mel;
2 xícaras de farinha integral (se preferir no inicio para acostumar, pode colocar 1 xícara de farinha integral e 1 xicara de farinha refinada)
1 xícara de aveia em flocos,
1 colher de chá de sal,
4 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de sua preferência).

Modo de fazer: Dissolva o fermento na água e acrescente o açúcar ou mel, mexa e deixe descansar por uns 3 a 5 minutinhos. Misture o sal e o óleo e depois acrescente a farinha e aveia e amasse, pode ir colocando um pouco de farinha nas mãos se tiver grudando. Amasse bastante e aproveite e vá colocando no pão a sua intenção de mudança, ou a intenção que quiser: amor, alegria, prosperidade... Depois que amassou bem você pode acrescentar algumas sementes ou castanhas, ou ervas aromáticas, ou frutas secas, enfim qualquer coisa que possa dar sabor e aumentar os nutrientes ainda mais. Como fazer o pão é uma arte, você deve usar sua criatividade. Depois cubra-o com um pano limpinho e deixe o pão descansar para crescer.
Quando criança minha avó pegava um pedacinho da massa, fazia uma bolinha e colocava dentro de um copo de água, a bolinha afundava a principio e quando ela flutuava era hora do pão ir para o forno, já tinha crescido o suficiente. O tempo para assar depende do forno, em geral 40 minutos são o suficiente, às vezes um pouco mais. E esta pronto o pão nosso de cada dia, saboroso, nutritivo e cheio de intenções boas que você colocou, e a saúde agradece!
Bom fim de semana.

Segundo Artigo publicado no Jornal Cidade de Bragança -

As três formas de curar

Bom dia leitores, hoje quero abordar um pouco sobre a cura.
Existe na medicina três formas de curar, e isto foi descrito por Hipócrates (450 a.C.), o Pai da medicina. A primeira forma de cura é uma forma muito esquecida nos dias de hoje, é a “VIS MEDICATRIX NATURAE” , ou seja a Via de cura natural. O organismo não é passivo nas doenças e lesões, pelo contrario, faz todo um movimento para combatê-las, faz todo um movimento para recuperar seu equilíbrio. O estado de doença, portanto, é um esforço do organismo para recuperar um equilíbrio perturbado.
Hipócrates dizia que o maior objetivo do médico era ajudar esta tendência natural do corpo, observando a sua ação, eliminando os obstáculos e assim, permitindo que o próprio organismo recupere a sua saúde.
A outra forma de cura é a “SIMILA SIMILIBUS CURANTUR”, a cura se faz pelo semelhante, ou seja uma substância que provoca determinados sintomas é capaz de curar estes mesmos sintomas. Esta é a Lei dos Semelhantes que Hahnemann resgatou e surgiu então a HOMEOPATIA.
E finalmente a forma mais conhecida de cura dos dias de hoje : “CONTRARIA CONTRARIUS CURANTUR”, a cura se faz pelos contrários. Foi adotada por Galeno (séc. II d. C.) como verdade e adotada pela medicina oficial, onde o tratamento é feito principalmente à base dos “antis” : anti inflamatório, antipirético, antibiótico, anti espasmódico, anti hipertensivo, etc. Esta forma de cura não leva em conta a premissa que o próprio organismo tem a possibilidade de se curar e procura a cura através de substâncias que atuem contrariamente a doença ou aos sintomas, e toda pesquisa científica dos dias de hoje segue esta lei. Porém se você não elimina a causa e não dá condições para o seu organismo mesmo promover a cura, você fica dependendo do medicamento para ficar sem o sintoma, este é o problema da lei dos contrários.
A Lei do Semelhante atua ajudando a vis medicatrix naturae. E por ter o organismo vivo esta capacidade tão maravilhosa de se reequilibrar é que a lei do semelhante atua tão bem. Quando damos uma substância que provoca os mesmos sintomas que a doença, estes se somam e o organismo responde mais intensamente ainda para buscar o reequilíbrio, agilizando assim a recuperação da saúde. O que a Lei do Semelhante (Homeopatia) faz, é apenas ajudar esta tendência natural do corpo de recuperar a saúde.
Como a homeopatia leva em conta a premissa de que o organismo sempre faz um movimento tentando se equilibrar e que o sintoma é um esforço do organismo para recuperar o equilíbrio, todo sintoma é valorizado, mesmo que nada apareça nos exames, pois se há sintoma há um desequilíbrio, e este desequilíbrio já é possível se tratar com a homeopatia. É por esta razão que a homeopatia é considerada uma medicina preventiva por excelência, pois pode tratar desequilíbrios que ainda não se tornaram doenças visíveis ao exame físico ou laboratorial, mas que já incomodam e transtornam muito. Mas a homeopatia é capaz também de tratar qualquer doença, sempre com esta visão de reequilibrar o organismo como um todo.
Agora que você aprendeu as três formas de cura, você pode escolher a que mais lhe agrada e que mais se adapta a você. Bom fim de semana.
Dra Elizabeth Carvalho

Artigos publicados no Jornal Cidade de Bragança

Primeiro artigo:

Sou médica e fui convidada a contribuir com este prestimoso jornal , o que muito me honra , agradeço de coração a oportunidade. Como médica homeopata vou dar ênfase à saúde, e às práticas integrativas (antigamente denominadas alternativas). Hoje resolvi refletir sobre como é a sustentabilidade em saúde.
A saúde como esta hoje parece bem insustentável não?

Me parece que o caminho para a sustentabilidade em saúde passa pela prevenção e promoção. A Saúde Pública sabe disso e caminha em direção a dar cada vez mais valor a PREVENÇÃO das doenças e mais ainda, caminha na busca da PROMOÇÃO da saúde.
E o que é prevenção? É você evitar que algo aconteça, evitar que a doença se instale, evitar que as complicações das doenças crônicas aconteçam tendo um bom controle das mesmas; é fazer o diagnóstico precoce das doenças quando o tratamento é mais rápido, mais eficaz e mais barato.
E promoção da saúde, o que é? É fazer coisas que mantenham a saúde, é ensinar e aprender a cuidar da saúde, é fazer coisas que nos tornem felizes e mais saudáveis, desde caminhar, fazer um esporte, ter um lazer, uma ocupação gostosa que nos preencha o dia e a vida ; e que possa até mesmo ser uma fonte de renda para diminuir a preocupação com as questões financeiras
A saúde Pública já entendeu que a doença é um buraco sem fundo no orçamento público, e que o caminho para a sustentabilidade na área da saúde é a PREVENÇÃO E A PROMOÇÂO.
Os convênios médicos também estão sentindo isto na pele e alguns já investem na estratégia saúde da família copiando o modelo público; modelo este de prevenção e promoção que vem mudando o cenário da saúde pública brasileira nos últimos 18 anos.
Neste cenário de sustentabilidade em saúde , a homeopatia se encaixa perfeitamente bem , pois é uma medicina preventiva por excelência .
A consulta de homeopatia é extremamente acolhedora, humanizada, valoriza todos os sintomas, mesmo os mais sutis, tanto físicos quanto emocionais. Trata o desequilíbrio desde a sua origem.
A homeopatia é preventiva em sua essência, pois pode evitar a doença antes dela aparecer. Promove a saúde, uma vez que orienta a auto observação, o auto cuidado e ajuda na mudança de hábitos e atitudes diante da vida.
Além disso, a medicação homeopática é de baixo custo, não depende da indústria, pode ser produzida em pequenas farmácias de manipulação. Uma medicação natural que estimula o poder de cura do próprio organismo, através da lei dos semelhantes.
A homeopatia promove a saúde. A saúde afasta a doença.
Temos que pensar em Sustentabilidade em todos os setores.
A homeopatia é sustentável, é uma medicina ecológica.