terça-feira, 13 de março de 2012

Infarto, Enfarte ou popularmente “ataque do coração”

O infarto se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Isso acontece quando uma artéria coronária (artéria que irriga o coração) está contraída ou obstruída (entupida), parcial ou totalmente.
Com a falta total ou parcial de sangue ao músculo cardíaco, as células sofrem, param de funcionar e começam a morrer .  E dependendo do tamanho da área afetada pode levar  à morte súbita, morte tardia , insuficiência cardíaca com severas limitações física, mas pode também haver uma completa recuperação.
O socorro rápido e eficaz é o que faz a diferença . Saber identificar os sinais e sintomas  e procurar rapidamente um socorro é importantíssimo, tanto para salvar a vida, quanto para minimizar as consequências Os sintomas mais característicos são 

  • Dor fixa no peito, que pode variar de fraca a muito forte,  que irradia para o pescoço,  mandíbula e/ou pelos ombros ou braços (mais frequentemente do lado esquerdo do corpo),  sensação de compressão no peito que não para, as vezes esta dor é sentida como dor na parte de trás do peito.
  • Sintomas muito comuns, mas que podem passar despercebidos: dor queimada no peito, muitas vezes confundido com azia;  náuseas, vômitos, falta de ar , tosse , tontura,   ocorrência de suor em geral frio, palidez . Estes sintomas muitas vezes é entendido como um mal estar do estomago e deixa-se de tomar as devidas e rápidas providencias  e o quadro pode evoluir para ansiedade, agitação e sensação de morte iminente, e se não socorrido em tempo pode levar a morte súbita.
A melhor maneira de evitar o infarto é reduzir os fatores de risco que são: fumo, obesidade, diabetes , hipertensão, níveis altos de colesterol, estresse, vida sedentária, e /ou histórico pessoal ou familiar de doenças cardíacas.
Se você tem algum destes fatores de risco, procure diminui-los: se tem diabetes ou hipertensão mantenha-se compensado, tomando as medicações, fazendo  dieta adequada e acompanhamento médico periódico ; se fuma, deixe de fumar, o cigarro aumenta em 5 vezes o risco de infarto; faça algum exercício físico próprio para sua idade e dentro de seus limites de capacidade ; mantenha uma alimentação saudável que não aumente os níveis de colesterol; acabe com o stresse da sua vida, lembrando que o estresse não é decorrente dos fatos que acontecem em sua vida, mas sim de como você reage a estes fatos.
Em geral as pessoas que sobrevivem a um infarto, repensam suas vidas e adotam estilos de vida mais saudáveis.
Não espere ter um infarto para mudar seu estilo de vida. A gente nunca acha que pode acontecer com a gente , mas pode.

Meu marido teve um infarto alguns dias atrás, o que o salvou foi ele ter lembrado minhas palavras, ter me ligado, ter sido levado rapidamente a pronto clinica da Santa Casa e ter sido atendido com rapidez e eficiência por uma equipe muito bem treinada, onde todos os procedimentos necessários foram feitos com rapidez, cuidado, eficiência.
Meus sinceros agradecimentos a esta equipe de saúde que salva vidas e salvou uma vida preciosa demais para mim.