domingo, 8 de abril de 2012

Benefícios e malefícios do chocolate


Ele esta por toda a parte nesta época, fileiras de ovos de Páscoa se multiplicam nos supermercados e docerias. É impossível resistir. Então vamos conhecer um pouco dos benefícios e malefícios deste alimento delicioso.
O chocolate é muito nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de flavonoides (mesma substância que contém no vinho) ,  que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, mas por ser muito calórico e pelo seu alto teor de gordura  e açúcar  deve ser consumido com muita moderação.
Possui também substâncias que são responsáveis pela sensação de prazer , bem-estar e alegria,  e substâncias que garantem energia e favorece a atividade mental. Porém estas mesmas substâncias podem provocar dependência. Para ser considerada como dependente de chocolate, a pessoa precisa consumir para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, este problema de dependência afeta os indivíduos angustiados, depressivos e os ansiosos.
Tem pessoas sensíveis  que podem ter enxaqueca provocada por alergia ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.
O consumo exagerado  do chocolate pode provocar diarreia, o que  em crianças pode levar a desidratação grave.
A quantidade recomendada por dia é de 50 gramas, portanto mamães fiquem de olho na quantidade de chocolate que seus filhos vão comer nesta pascoa.
E atenção para a diferença dos chocolates “diet” e “ligth”: O "diet" como não tem açúcar na composição e o teor de gordura precisa ser maior, para garantir a mesma consistência, em alguns casos, chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos  calorias, mas contém açúcar.
O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes. O chocolate amargo é o mais recomendado.
Aproveite os benefícios do chocolate, sem exageros. Boa Pascoa !


Nenhum comentário:

Postar um comentário