sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Compressas e Cataplasmas



Dando continuidade aos tratamentos da Vovó, hoje quero relembrar e resgatar o uso das compressas e cataplasmas.
Compressas são feitas com panos ou gazes embebidas em água ou nos preparados de plantas medicinais (chás, sucos, macerados) e aplicadas diretamente no local afetado. Pode ser quente ou fria.
Compressas frias ou mesmo geladas são indicadas para quando você acabou de sofrer uma torção, ou uma contusão (batida). Esta evitará ou diminuirá o edema (inchaço) ou hematoma (roxo) que é comum formar nesta situação e também ajuda a diminuir a dor. Compressas nos olhos para tirar ou diminuir as olheiras também são recomendadas frias ou levemente geladas, e a planta mais indicada para isto é a camomila.
As compressas quentes são indicadas quando tem edema (inchaço) e/ou dor. E você pode fazer compressas nas várias partes do corpo que necessitar, deste articulações, músculos, nas costas, no pescoço, etc. Apenas a compressa quente já é indicado para aliviar dores e ajudar o organismo na diminuição do edema, mas você pode preparar um chá com uma planta indicada e depois mergulhar a toalha neste preparado, torcer  e aplicar no local afetado.  A arnica é a mais indicadas nos casos de contusões e dores musculares e a  arruda é a mais indicada para as dores nas articulações. Mas pode fazer com varias outras plantas.
Cataplasma consiste na aplicação sobre a pele de uma substância pastosa, frequentemente, entre dois panos. Na forma mais comum são feitos de farinha ou fubá, ou ainda de argila. Podem ser adicionadas plantas medicinais ou óleos vegetais, pode ser também quente ou frio.
A argila pode ser aplicada diretamente na pele, em geral é usada fria, mas pode ser usada morna. Pode-se fazer um chá da planta indicada, coar e usar o chá para colocar no pó da argila.
No cataplasma de farinha ou fubá , primeiro faz-se um chá da planta indicada e depois vai acrescentando a farinha ou fubá e mexendo até obter uma massa na consistência de polenta, coloca-se então numa toalha ou pano do tamanho da área em que se vai aplicar , dobre ou cubra com outro pano e aplica-se no local. A temperatura tem que ser suportável  e confortável , sem queimar a pele, se tiver muito quente pode-se colocar mais toalhas entre o cataplasma e a pele até ficar agradável, e a medida que for esfriando vai-se tirando as tolhas de forma a ir mantendo a temperatura desejada.
Cataplasmas, assim como as compressas, são bons para dores musculares e articulares, para relaxar a musculatura, para inflamações, também são bons para dores abdominais e cólicas menstruais. Para cada caso pode-se usar uma planta adequada. Este tipo de tratamento é muito eficaz e muito agradável, é muito importante que seja resgatado.
Sábado e domingo estarei dando mais um curso onde todas estas práticas serão vivenciadas, maiores informações no site: www.espacomaita.com.br