sexta-feira, 25 de maio de 2012

Como enfrentar melhor o frio



O frio pede aquecimento, agasalhos bem quentinhos, mas não apenas isto, devemos também nos aquecer por dentro. Comidas quentes no sentido energético,  comidas que geram calor interno. É hora de apimentar a comida, e esquentar  por dentro já que aqui fora faz tanto frio.
Pimentas variadas, todas aquecem. Mas também tem o gengibre, que é picante e produz calor, além de ter  ação anti inflamatória e até mesmo antibiótica, previne as gripes tão comum nesta época. Chá de gengibre com canela, ou com cravo, ou ambos, muito bom para nos aquecer internamente. Não é a toa que nesta época se toma o quentão e o vinho quente, todos eles feitos com muito gengibre, cravo  e canela.
A cúrcuma também é bem vinda nesta época, da mesma família do gengibre também aquece internamente e dá cor e sabor aos alimentos, além de estimular o sistema imunológico.
Tudo aquecido cai melhor neste periodo, as frutas são melhor aceitas quando aquecidas, banana aquecida com canela, abacaxi aquecido com cravo, maça aquecida com nozes e castanhas.  As nozes e castanhas são muito bem vindas, muito nutritivas e  também aquecem internamente.
Ah o chocolate é muito bom nesta época também, aquece, dá energia, só não exagere, e prefira o chocolate amargo.
É momento também de usar e abusar dos chás, uma forma gostosa de hidratar e aquecer. Não podemos deixar de hidratar, é comum diminuir a sede no frio, mas não podemos deixar de tomar líquido, pois continuamos perdendo liquido pela pele apesar de não aparecer, principalmente em nossa região em que o inverno é bem seco. Você pode misturar algumas chás entre si, ou com frutas, por exemplo: camomila com erva cidreira, mate com erva doce, gengibre com maracujá , maçã com canela, mate com rodela de laranja ou limão, erva doce com abacaxi, enfim use a criatividade e tente, experimente.
Os bolos nesta época também pedem  complementos como frutas cristalizadas e secas tipo damasco, ameixa, uva passa, e castanhas diversas ( nozes, avelãs, amêndoas, castanha do Pará ou de caju).
Os alimentos no inverno podem e devem ser mais calóricos, gastamos mais calorias neste período, apenas para manter a temperatura corporal , mas não abuse senão pode ganhar uns quilinhos a mais.
Os vinhos também são bem vindos, principalmente os tintos e nem precisam de resfriamento nesta época, aqui em nossa região. Mas lembrem-se moderação!
Aquecer por dentro e por fora é a melhor forma de passar o inverno.
Bom fim de semana.