domingo, 19 de fevereiro de 2012

CARNAVAL, como aproveitar , sem consequências indesejadas



É carnaval, momento de descontração e alegria. Mas é comum as pessoas extrapolarem, e se excederem na bebida alcoólica.
O problema é que a bebida alcoólica  começa dando uma euforia e desinibição e depois chega a um ponto de diminuir a coordenação motora e os reflexos, além de fazer com que a pessoa  perca  o bom senso e a capacidade de tomar decisões sensatas. Quem é impulsivo, fica mais impulsivo ainda e como a impulsividade é uma característica da juventude, os jovens são os mais afetados pelos efeitos do álcool.  
A mulher por uma série de questões fisiológicas tem menor resistência a bebida alcoólica, portanto se as meninas forem acompanhar o ritmo dos meninos vão se dar mal.
Com perda da capacidade de discernir, de fazer escolhas sensatas, fica muito fácil aceitar uma droga, iniciar uma briga com muita violência, dirigir um carro ou moto completamente embriagado e/ou acabar transando sem camisinha. E ai chega-se ao ponto crítico de se expor a riscos muito altos que podem levar por caminhos sem volta.
Uma violência e/ou um acidente podem ser fatais, o uso de drogas pode ser inicio de um vicio que pode destruir uma vida, aliás, várias, pois é sofrimento para toda família. O sexo sem segurança, ou seja sem o uso de camisinha, pode levar a uma gravidez indesejada ou a contaminação pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Várias doenças sexualmente transmissíveis tem cura, mas algumas podem levar a um câncer como é o caso do HPV (papiloma vírus), e a Aids não tem cura. Uma vez contaminado pelo HIV o convívio com esta realidade será para sempre. O tempo  para desenvolver a doença (Aids), vai depender do seu sistema imunológico.
Muitos jovens e mesmo adultos tendem a ter um pensamento mágico de que “isto não vai acontecer comigo”, mas o fato é que este pensamento não protege ninguém, pelo contrario, a maioria das pessoas contaminadas pelo HIV tinham exatamente este pensamento e não se protegeram fazendo sexo seguro. Sexo seguro é de uma só forma : USO DE CAMISINHA .
Portanto antes que aconteça qualquer coisa indesejada, vamos prevenir, vamos aproveitar o carnaval com alegria e consciência. Moderação no uso da bebida alcóolica é o ponto de partida, muita água para hidratar  as perdas  pelo  suor, alimentação leve , muitas frutas, saladas e sucos.
Depois da folia, um bom banho e um bom sono para repor as energias.
Na multidão afaste-se de pessoas alcoolizadas, a chance de começar uma briga é grande. Cuidado ao transitar nas ruas, a pé ou de carro, lembre-se que pode ter muita gente dirigindo embriagada. 
Para viver a alegria não é preciso se embriagar. E ter o controle de sua mente e de suas decisões com sensatez é tudo que você precisa para não se arrepender depois, e a sua saúde vai  agradecer.
Bom carnaval !

Nenhum comentário:

Postar um comentário