segunda-feira, 5 de março de 2012

Por que parar de fumar



Houve uma época em que era bonito fumar, era chique, e existia até propagandas de cigarro, eram lindas e induziam as pessoas a fumar.
Nesta época não havia ainda a comprovação dos malefícios que o cigarro faz.
Muita gente começou a fumar nesta época e nunca mais conseguiu parar. Muitas pagaram com a vida e outras pagam com sofrimento devido a doenças graves como o câncer de laringe, de pulmão entre outras.
Já foram identificadas no cigarro mais de 50 substâncias tóxicas, a mais conhecida é a nicotina; considerada uma droga bastante poderosa,   ela atua no sistema nervoso central e chega ao cérebro em apenas 7 segundos  causando dependência física e psíquica.
O tabagismo é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer um infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar, duas vezes maior de sofrer um derrame cerebral, isto para citar apenas algumas das doenças comprovadamente relacionadas ao cigarro.
É comum começar a fumar na adolescência, onde se busca auto afirmação e a influência da turma é muito grande, portanto é importante conversar com seus filhos adolescentes mostrando –lhes o quanto o cigarro é prejudicial a saúde e a dependência que causa. E se você fuma e tem filhos nesta idade, é hora de dar o exemplo e parar de fumar.
Qualquer hora é hora de parar, e quanto antes parar, melhor . Se você parar de fumar agora, os benefícios para a sua vida e para sua saúde serão perceptíveis em pouco tempo:  desaparece o cheiro de cigarro da sua roupa e da sua casa, diminui a cor amarelada dos seus dentes, mãos e unhas, melhora a textura e a hidratação da sua pele e dos seus cabelos, reduz o aparecimento da celulite, sua pressão sanguínea e pulsação voltarão  ao normal, o nível de oxigênio no sangue se normalizará em pouco tempo. Em alguns dias seu olfato já perceberá melhor os cheiros e o seu paladar já degustará melhor os alimentos. Em algumas semanas a respiração ficará mais fácil e a circulação melhorará. Após cinco a dez anos, o risco de doenças graves associadas ao tabaco reduzirá ao mesmo nível das pessoas que nunca fumaram.
Se você parar de fumar , estará ajudando a sua saúde e a saúde de sua família, pois as pessoas que convivem com fumantes, são considerados fumantes passivos e também sofrem as consequências.
Você pode parar de uma vez ou fazer um programa de diminuir um cigarro por dia até fumar o ultimo cigarro. Existem grupos de ajuda para parar de fumar, existem adesivos e /ou pastilhas que auxiliam neste processo, mas o mais importante é a sua determinação e a sua força de vontade.
Os primeiros dias sem o cigarro será mais difícil, devido a dependência química e psíquica, mas a cada dia sem fumar, esta dificuldade será menor. Aguente firme, lembre-se que você é mais forte que um rolinho de papel cheio de substâncias prejudiciais a sua saúde.
Apague definitivamente o cigarro de sua vida e boa saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário