domingo, 19 de fevereiro de 2012

CARNAVAL, como aproveitar , sem consequências indesejadas



É carnaval, momento de descontração e alegria. Mas é comum as pessoas extrapolarem, e se excederem na bebida alcoólica.
O problema é que a bebida alcoólica  começa dando uma euforia e desinibição e depois chega a um ponto de diminuir a coordenação motora e os reflexos, além de fazer com que a pessoa  perca  o bom senso e a capacidade de tomar decisões sensatas. Quem é impulsivo, fica mais impulsivo ainda e como a impulsividade é uma característica da juventude, os jovens são os mais afetados pelos efeitos do álcool.  
A mulher por uma série de questões fisiológicas tem menor resistência a bebida alcoólica, portanto se as meninas forem acompanhar o ritmo dos meninos vão se dar mal.
Com perda da capacidade de discernir, de fazer escolhas sensatas, fica muito fácil aceitar uma droga, iniciar uma briga com muita violência, dirigir um carro ou moto completamente embriagado e/ou acabar transando sem camisinha. E ai chega-se ao ponto crítico de se expor a riscos muito altos que podem levar por caminhos sem volta.
Uma violência e/ou um acidente podem ser fatais, o uso de drogas pode ser inicio de um vicio que pode destruir uma vida, aliás, várias, pois é sofrimento para toda família. O sexo sem segurança, ou seja sem o uso de camisinha, pode levar a uma gravidez indesejada ou a contaminação pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Várias doenças sexualmente transmissíveis tem cura, mas algumas podem levar a um câncer como é o caso do HPV (papiloma vírus), e a Aids não tem cura. Uma vez contaminado pelo HIV o convívio com esta realidade será para sempre. O tempo  para desenvolver a doença (Aids), vai depender do seu sistema imunológico.
Muitos jovens e mesmo adultos tendem a ter um pensamento mágico de que “isto não vai acontecer comigo”, mas o fato é que este pensamento não protege ninguém, pelo contrario, a maioria das pessoas contaminadas pelo HIV tinham exatamente este pensamento e não se protegeram fazendo sexo seguro. Sexo seguro é de uma só forma : USO DE CAMISINHA .
Portanto antes que aconteça qualquer coisa indesejada, vamos prevenir, vamos aproveitar o carnaval com alegria e consciência. Moderação no uso da bebida alcóolica é o ponto de partida, muita água para hidratar  as perdas  pelo  suor, alimentação leve , muitas frutas, saladas e sucos.
Depois da folia, um bom banho e um bom sono para repor as energias.
Na multidão afaste-se de pessoas alcoolizadas, a chance de começar uma briga é grande. Cuidado ao transitar nas ruas, a pé ou de carro, lembre-se que pode ter muita gente dirigindo embriagada. 
Para viver a alegria não é preciso se embriagar. E ter o controle de sua mente e de suas decisões com sensatez é tudo que você precisa para não se arrepender depois, e a sua saúde vai  agradecer.
Bom carnaval !

Como combater o estresse


O dia a dia nos tempos atuais esta cada vez mais estressante, então é bom aprender algumas técnicas que possam ajudar a combatê-lo.
Ao acordar espreguice varias vezes, assim você vai acordando o seu corpo lentamente. Faça uma respiração profunda e lenta por pelo menos 3 vezes, e comece por agradecer pela vida e pelo novo dia.
Programe seu dia, mentalize um dia tranquilo, você alegre e bem disposta, realizando suas atividades com alegria.
Lembre-se que você pode escolher, e sempre que algo ou alguém  a aborrecer você pode escolher se irritar ou sorrir  As pessoas reagem conforme sua atitude, se você reage com irritação provavelmente vai receber respostas que a irritarão mais ainda. Mas se mesmo recebendo uma grosseria você der um sorriso, vai interromper um ciclo que poderia ser bem desagradável. 
Sempre que  se perceber de mal humor , respire fundo algumas vezes, agradeça por tudo o que tem e sorria, este é um método infalível para mudar a energia .
A água e a terra são ótimos elementos para descarregar tensão. Então quando se sentir tenso, lave as mãos, o rosto, se puder tome um banho. Ou tire os sapatos, pise no chão, ande um pouco descalça, toque uma planta, abrace uma árvore, isto funciona mais ou menos como o fio terra, descarrega o excesso de tensão acumulada.
Tire um tempo do dia para você, para fazer o que gosta. Quando  fazemos o que  gostamos, nosso organismo produz neuro hormônios que nos traz alegria e bom humor. Pode ser qualquer coisa, ouvir música, olhar o céu, bordar, ler, cantar...
Procure afastar pensamentos negativos e substitui-los por pensamentos positivos. Se algo não esta bem, acredite que encontrará a solução, sempre temos muitas opções na vida por mais que no momento possamos não ver isto, e se você acreditar que encontrará a melhor saída, você realmente a encontrará.  As pessoas otimistas são mais alegres e tem muito mais saúde.
Quando tiver triste ou magoada , fale, converse com alguma amiga, fale, fale e fale, o ato de falar vai colocando para fora a dor, senão tiver com quem falar escreva, escreva um e-mail, escreva no blog, escreva nas redes sociais.
Chore quando tiver vontade, mas apenas para desabafar e jogar a tristeza fora, não fique remoendo os sentimentos de tristeza e mágoas.
Exercícios físicos são ótimos para afastar o stress, faça o que pode dentro de sua possibilidade e o que gosta e te dá prazer, caminhadas, algum esporte, yoga, tai chi chuan, etc.
O que importa realmente é como você reage as situações, e não as situações em si. Então, você pode mudar a sua vida, mudando a forma como reage as situações da sua vida. Bom fim de semana.
 (artigo jornal Cidade de Bragança)

0 Estresse

O estresse

O estresse esta tão comum hoje em dia, que as pessoas nem percebem que estão sofrendo deste mal.
É a estória do sapo na  água quente. Se você coloca um sapo numa panela de água quente,  ele pula imediatamente para fora da panela. Porém se você coloca o sapo na água fria e vai aquecendo aos poucos, ele fica ali  e acaba  morrendo.
É mais ou menos o que esta acontecendo nos dias de hoje, aos poucos a rotina do dia a dia vai ficando mais agitada e acaba sendo comum correr, não ter mais tempo para nada, comer qualquer coisa em qualquer lugar, se irritar no transito e disparar a buzina, gritar, reclamar, dormir mal... E todas estas coisas tem se tornado normal. As pessoas acabam falando com certo orgulho umas para as outras que estão trabalhando demais e que vivem correndo. Mas o nosso corpo ressente desta agitação e acaba dando alguns sinais nos avisando que as coisas não estão bem; e ai aparece uma dor de cabeça, uma dor de estomago, ou qualquer outro incomodo. Mas a maioria das pessoas acabam tomando um remédio para passar e pronto. E  tomar remédios para tirar as dores e incômodos provocados por uma forma de viver estressante também passa a ser “normal”. É a água esquentando e as pessoas não percebendo.
Nosso organismo dá sinais quando as coisas não estão bem, mas a maioria não percebe. E os sinais viram sintomas, os sintomas viram doenças, que vão ficando cada vez mais graves. Estamos ficando como o sapo que não percebe a água esquentando aos poucos. E não percebendo não pulamos para fora da panela.
O estresse é a água esquentando na panela aos poucos. Até quando vai esquentar? Até quando vamos aguentar?
E melhor então perceber o que esta acontecendo e pular para fora da panela.
Que tal procurar viver mais lentamente, fazer coisas relaxantes, tirar um tempo para  pisar na grama descalço, olhar para o céu, colher uma fruta no pé , abraçar uma árvore, observar os pássaros voarem, ouvir seus cantos, sorrir, cantar, dançar,  visitar os amigos.
Se você prestar atenção você não precisa correr tanto, você pode sair desta roda viva.  Pense nisso. Bom fim de semana.
(artigo publicado no jornal Cidade de Bragança)