domingo, 27 de novembro de 2011

Artigos publicados no Jornal Cidade de Bragança

Primeiro artigo:

Sou médica e fui convidada a contribuir com este prestimoso jornal , o que muito me honra , agradeço de coração a oportunidade. Como médica homeopata vou dar ênfase à saúde, e às práticas integrativas (antigamente denominadas alternativas). Hoje resolvi refletir sobre como é a sustentabilidade em saúde.
A saúde como esta hoje parece bem insustentável não?

Me parece que o caminho para a sustentabilidade em saúde passa pela prevenção e promoção. A Saúde Pública sabe disso e caminha em direção a dar cada vez mais valor a PREVENÇÃO das doenças e mais ainda, caminha na busca da PROMOÇÃO da saúde.
E o que é prevenção? É você evitar que algo aconteça, evitar que a doença se instale, evitar que as complicações das doenças crônicas aconteçam tendo um bom controle das mesmas; é fazer o diagnóstico precoce das doenças quando o tratamento é mais rápido, mais eficaz e mais barato.
E promoção da saúde, o que é? É fazer coisas que mantenham a saúde, é ensinar e aprender a cuidar da saúde, é fazer coisas que nos tornem felizes e mais saudáveis, desde caminhar, fazer um esporte, ter um lazer, uma ocupação gostosa que nos preencha o dia e a vida ; e que possa até mesmo ser uma fonte de renda para diminuir a preocupação com as questões financeiras
A saúde Pública já entendeu que a doença é um buraco sem fundo no orçamento público, e que o caminho para a sustentabilidade na área da saúde é a PREVENÇÃO E A PROMOÇÂO.
Os convênios médicos também estão sentindo isto na pele e alguns já investem na estratégia saúde da família copiando o modelo público; modelo este de prevenção e promoção que vem mudando o cenário da saúde pública brasileira nos últimos 18 anos.
Neste cenário de sustentabilidade em saúde , a homeopatia se encaixa perfeitamente bem , pois é uma medicina preventiva por excelência .
A consulta de homeopatia é extremamente acolhedora, humanizada, valoriza todos os sintomas, mesmo os mais sutis, tanto físicos quanto emocionais. Trata o desequilíbrio desde a sua origem.
A homeopatia é preventiva em sua essência, pois pode evitar a doença antes dela aparecer. Promove a saúde, uma vez que orienta a auto observação, o auto cuidado e ajuda na mudança de hábitos e atitudes diante da vida.
Além disso, a medicação homeopática é de baixo custo, não depende da indústria, pode ser produzida em pequenas farmácias de manipulação. Uma medicação natural que estimula o poder de cura do próprio organismo, através da lei dos semelhantes.
A homeopatia promove a saúde. A saúde afasta a doença.
Temos que pensar em Sustentabilidade em todos os setores.
A homeopatia é sustentável, é uma medicina ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário