domingo, 27 de novembro de 2011

Segundo Artigo publicado no Jornal Cidade de Bragança -

As três formas de curar

Bom dia leitores, hoje quero abordar um pouco sobre a cura.
Existe na medicina três formas de curar, e isto foi descrito por Hipócrates (450 a.C.), o Pai da medicina. A primeira forma de cura é uma forma muito esquecida nos dias de hoje, é a “VIS MEDICATRIX NATURAE” , ou seja a Via de cura natural. O organismo não é passivo nas doenças e lesões, pelo contrario, faz todo um movimento para combatê-las, faz todo um movimento para recuperar seu equilíbrio. O estado de doença, portanto, é um esforço do organismo para recuperar um equilíbrio perturbado.
Hipócrates dizia que o maior objetivo do médico era ajudar esta tendência natural do corpo, observando a sua ação, eliminando os obstáculos e assim, permitindo que o próprio organismo recupere a sua saúde.
A outra forma de cura é a “SIMILA SIMILIBUS CURANTUR”, a cura se faz pelo semelhante, ou seja uma substância que provoca determinados sintomas é capaz de curar estes mesmos sintomas. Esta é a Lei dos Semelhantes que Hahnemann resgatou e surgiu então a HOMEOPATIA.
E finalmente a forma mais conhecida de cura dos dias de hoje : “CONTRARIA CONTRARIUS CURANTUR”, a cura se faz pelos contrários. Foi adotada por Galeno (séc. II d. C.) como verdade e adotada pela medicina oficial, onde o tratamento é feito principalmente à base dos “antis” : anti inflamatório, antipirético, antibiótico, anti espasmódico, anti hipertensivo, etc. Esta forma de cura não leva em conta a premissa que o próprio organismo tem a possibilidade de se curar e procura a cura através de substâncias que atuem contrariamente a doença ou aos sintomas, e toda pesquisa científica dos dias de hoje segue esta lei. Porém se você não elimina a causa e não dá condições para o seu organismo mesmo promover a cura, você fica dependendo do medicamento para ficar sem o sintoma, este é o problema da lei dos contrários.
A Lei do Semelhante atua ajudando a vis medicatrix naturae. E por ter o organismo vivo esta capacidade tão maravilhosa de se reequilibrar é que a lei do semelhante atua tão bem. Quando damos uma substância que provoca os mesmos sintomas que a doença, estes se somam e o organismo responde mais intensamente ainda para buscar o reequilíbrio, agilizando assim a recuperação da saúde. O que a Lei do Semelhante (Homeopatia) faz, é apenas ajudar esta tendência natural do corpo de recuperar a saúde.
Como a homeopatia leva em conta a premissa de que o organismo sempre faz um movimento tentando se equilibrar e que o sintoma é um esforço do organismo para recuperar o equilíbrio, todo sintoma é valorizado, mesmo que nada apareça nos exames, pois se há sintoma há um desequilíbrio, e este desequilíbrio já é possível se tratar com a homeopatia. É por esta razão que a homeopatia é considerada uma medicina preventiva por excelência, pois pode tratar desequilíbrios que ainda não se tornaram doenças visíveis ao exame físico ou laboratorial, mas que já incomodam e transtornam muito. Mas a homeopatia é capaz também de tratar qualquer doença, sempre com esta visão de reequilibrar o organismo como um todo.
Agora que você aprendeu as três formas de cura, você pode escolher a que mais lhe agrada e que mais se adapta a você. Bom fim de semana.
Dra Elizabeth Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário