Dia 21 de novembro: o dia da Homeopatia
No dia 21 de novembro se comemora no Brasil , o dia da Homeopatia. Este dia foi escolhido porque nesta data no ano de 1840, chegou ao Rio de Janeiro, o médico homeopata francês Benoit Mure, trazendo a homeopatia para o Brasil , 44 anos após sua descoberta.
No ano de 1796, Samuel Hahnemann publicou um trabalho intitulado "Ensaio sobre um novo princípio para descobrir o poder curativo das drogas", por isso este é o ano em que se considera o nascimento da homeopatia, portanto a homeopatia esta completando 215 anos.
A homeopatia tem três princípios básicos: Lei dos Semelhantes, Experimentação em Homem São e Dose Mínima. A Lei dos Semelhantes define que substâncias que causam determinados sintomas são capazes de curar sintomas semelhantes a estes. Esta lei não foi descoberta por Hahnemann, ele apenas a resgatou, e comprovou sua veracidade e eficácia. Hahnemann (o pai da Homeopatia), buscando promover curas mais suaves, rápidas e permanentes, decidiu experimentar em si mesmo várias substâncias para desta forma conhecer o verdadeiro potencial de cura das mesmas. As Experimentações foram feitas de forma bem criteriosa e Hahnemann publicou num livro chamado “matéria médica pura”. A dose mínima veio na intenção de acabar com a agravação dos sintomas que acontecia antes da cura. Ao dar uma substância que provoca os mesmos sintomas da doença uma grande intensificação destes sintomas acontece (agravação). Para diminuir isto Hahnemann começou a diluir as substâncias na proporção de 1 para 100, isto é, cada 1ml de substância era diluída em 100ml de solúvel (água e álcool). Como conseguiu diminuir as agravações, mas não acabar com elas, ele foi diluindo cada vez mais (dose mínima). Depois começou também a “dinamizar” a cada diluição. Este processo de dinamização (segurar o vidro com a substância diluída e bater em superfície firme várias vezes) dá o efeito energético à substância à medida que vai perdendo seu efeito químico pela diluição.
A homeopatia é uma terapêutica energética, atua na energia vital, reequilibrando-a, estimulando o próprio organismo a promover a cura.
Esta forma de atuar causa grandes polêmicas e muita gente ataca a homeopatia por causa disto, querem que a homeopatia prove sua forma de ação, porém não é possível provar a homeopatia pelo modelo da ciência médica de hoje, ainda baseada no mecanicismo.
A homeopatia só vai poder ser provada pela física quântica, mas esta ainda tem pouca penetração na ciência médica atual e ainda se fazem poucas pesquisas neste campo, até porque a homeopatia não tem espaço ou tem muito pouco espaço nas Universidades. Porém, podemos ver seus efeitos, podemos ver a pessoa doente se recuperar, os exames laboratoriais voltarem ao normal, enfim podemos ver a cura acontecer.
Estamos num momento de vida de grande mudança de “paradigma”, ou seja, modelo, forma de ver o mundo. O mundo como um grande relógio não explica mais muita coisa, a física quântica nos trás cada vez mais o conceito de energia e vem mudando nossa visão de mundo. As mudanças de paradigmas (modelos) são na verdade uma ampliação de visão, não que a outra visão não sirva mais, apenas que ela não serve para explicar certas coisas. Fazendo uma comparação, do paradigma com um mapa. Se eu pegar um mapa do Brasil para procurar a França, não vai fazer nenhum sentido, não significa que a França não existe, significa apenas que tenho que pegar outro mapa, um mapa que englobe a Europa. Mas também não posso jogar fora o mapa do Brasil e dizer que não serve para nada, pois vai ser muito útil quando eu precisar procurar o Estado de São Paulo ou do Ceará por exemplo.
Então quando algumas pessoas falam que a homeopatia não tem sentido, apenas estão olhando para ela através de um modelo pelo qual ela não pode ser explicada, então precisam mudar o modelo usado, precisa “pegar o mapa certo, ou um mapa de maior abrangência”.
Meus parabéns a Homeopatia e a Hahnemann que presenteou o mundo com esta ciência arte que tantas curas faz. Boa reflexão e bom fim de semana.
(Dia 29 vou fazer uma palestra sobre homeopatia, informe-se no telefone:4033-5324)