sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cuidando dos sintomas comuns do inverno




Com todo este frio e chuva e variações bruscas de temperaturas é comum as gripes, resfriados, e é também quando as rinites, sinusites e bronquites mais se manifestam. Os sintomas comuns nesta época são : tosse, nariz escorrendo, dor de garganta. Os hospitais e postos de saúde ficam cheios e a espera é às vezes muito longa.  Bem, alguns cuidados podem ser tomados em casa.  Própolis é muito bom para dor de garganta, pode fazer gargarejo e tomar também. De 15 a 25 gotas é a dose correta. Pode tomar o mel com própolis, o mel suaviza o sabor forte do própolis . A calêndula (Calendula officinalis) também ajuda bastante, pode-se fazer o infuso (chá) para fazer gargarejo e também tomar, a quantidade certa é uma colher de chá das flores secas de calêndula  para uma xícara de água fervente. Um infuso de calêndula com umas 15 gotas de própolis também é uma boa combinação , tanto para o gargarejo quanto para beber.  A guaçatonga (Casearia sysvestris) é uma outra boa opção , pode-se combinar com a calêndula inclusive, e também com o própolis.
E para as tosses temos alguns xaropes fitoterápicos  muito bons , o de guaco (Mikania glomerata) é o meu favorito, mas pode ser de hortelã pimenta (Plectranthus amboinicus), de poejo (Mentha pulegium),  de agrião . Ah e tem o xarope de mamão verde, uma receita indígena muito divulgada por um amigo pediatra muito querido.
A receita de xarope caseiro é simples, consiste em fazer um chá bem concentrado, e depois misturar na mesma quantia de mel.  Um copo da planta que escolheu ( guaco, ou poejo, ou agrião, ou a mistura delas), um copo de água. Coloque as plantas na água e leve ao fogo, quando começar a ferver, aguarde 3 minutos e desligue, abafe e deixe descansar por uns 30 minutos, coe e depois misture a mesma quantidade de mel. Não leve mais ao fogo, apenas misture.
O xarope de mamão verde é assim: pegue um mamão verde, corte uma tampa, se tiver alguma formação de semente tire, coloque dentro do mamão açúcar mascavo, até encher, coloque a tampa de novo,  e espete o mamão com cravos da índia, embrulhe ( pode ser em papel alumínio) e leve ao forno por mais ou menos 40 minutos. Desligue , espere esfriar e depois retire o caldo grosso que se formou dentro do mamão.  A quantidade de xarope, é uma colher de sopa para adultos e 1 colher de sobremesa para crianças , para bebês uma colher de chá  , tomar  3 a 4 vezes ao dia.
E você ainda pode lançar mão das vaporizações, vaporização com chá de gengibre para as sinusites, vaporização de chá de sálvia para as tosses. Quantidade: 1 colher de sopa da planta para 500ml de água fervente, e fica respirando o vapor, é bom colocar uma toalha para cobrir a cabeça concentrando o vapor. Quem tiver inalador, pode fazer o chá ( 1 colher de chá da planta para 1 xícara de água), esperar esfriar , coar e colocar 5ml no copinho do inalador, fazer isto 3 vezes ao dia
Você pode ainda fazer um escalda –pés a noite, na hora de dormir, basta colocar numa bacia ou balde, água bem quente (mas que não queime) e colocar os pés dentro. Se quiser perfumar um pouco e ajudar ainda a relaxar e ter um sono bom, coloque um pouco de sementinhas ou folhas de lavanda, fique com os pés na água até amornar, seque-os  e coloque uma meia e depois vá se deitar.
Com estes cuidados você pode ajudar muito a melhorar estes sintomas comuns do inverno. Mas atenção, se  tiver febre e se esta persistir mais de 3 dias ou tiver muito elevada (39 graus ou mais) procure o seu médico , ou um posto de saúde ou o pronto socorro.

2 comentários: