quinta-feira, 12 de maio de 2011

Como um Município abre mão de algo que é um exemplo para os outros?

Como um Município abre mão de algo que é um exemplo para os outros?
Pois é... Pergunta que um amigo me fez... e eu também gostaria de ter a resposta ou as respostas...
Bragança Paulista começou a Implantação das PICs - Práticas Integrativas e Complementares  em dezembro de 2009, desde então muitas coisas foram feitas, muitas mesmo.(leia artigo neste blog: O que é PIC - de 10 de março de 2011 e veja publicação sobre a experiência no link :   http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/testemunho12.asp )
Bragança foi convidada para apresentar sua experiência em 3 Foruns realizados pelo CRF (Conselho Regional de Fármacia) do Estado de São Paulo, que aconteceram respectivamente em Bragança, Marilia e Santos.
Bragança foi se tornando exemplo de Implantação das PICs não só no estado de São Paulo, mas a nível Nacional.
Agora simplesmente as PICs acabam em Bragança...
Precisa cortar gastos e a primeira a ser cortada são as Praticas Integrativas...
Acho que isto nos leva a pensar o quanto as Práticas Integrativas são frágeis...
O quanto que é preciso determinar diretrizes a nível Nacional, o quanto é preciso começar dar forma a esta Politica Nacional que ainda esta muito amorfa, o quanto é preciso ter incentivo e apoio  financeiro .
Tomando o exemplo do PSF (Programa Saúde da Familia), quando começou em 1994, a equipe mínima era um médico, um tecnico de enfermagem, e um enfermeiro padrão para 3 destas duplas, e uma verba determinada para esta equipe mínima, o Município optava por aderir ou não, a verba era o incentivo... Ninguém sabia muito bem o que fazer , como fazer... Fomos aprendendo a fazer , como "bandeirantes" : abrindo os caminhos... Hoje não é mais o PSF (Programa Saúde da Familia) agora é Estratégia Saúde da Familia (ESF), uma política nacional institucionalizada, que cresce a cada dia e que mudou e esta mudando a saúde no Brasil.
Para as PICs acontecerem  mesmo  no SUS, vai ter que esclarecer as diretrizes, vai ter que se definir equipe mínima, vai ter que ter financiamento federal.
Mas eu acredito que isto vai acontecer em breve.
Assim como acredito que as PICs em Bragança vão continuar...
Eu continuo na luta, nas negociações , e creio que ainda tem muita coisa por acontecer...
Vamos precisar do apoio de todos os que gostam das PICs, ou seja, de todos os que gostam da HOMEOPATIA, ACUPUNTURA, PLANTAS MEDICINAIS.
Convido a todos que leram estas linhas e ficaram sensibilizados , a participar do abaixo assinado NACIONAL, entre nos links:
http://www.semelhante.org.br/10_abaixoassinado_01_principal.asp
http://www.semelhante.org.br/arquivos/AbaixoAssinadoemPapel.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário