sábado, 12 de fevereiro de 2011

Políticas Públicas

As Politicas Publicas fazem as coisas acontecerem mais rápido. Desde o PNPIC/2006, podemos ver grandes avanços, quem sempre lutou para colocar a homeopatia no Serviço Público pode ver claramente a diferença. Eu mesma já apresentei vários Projetos para a Introdução da Homeopatia no SUS em alguns Municipios diferentes,desde 1991, em geral os Projetos acabavam engavetados , perdidos ou até mesmo no lixo. Mas a partir do PNPIC/2006 a s coisas começaram a mudar, dava para insistir, e voltar ao assunto várias vezes e falar que se tratava de uma Politica Nacional. mais avanço com a portaria número 154, de 24 de janeiro de 2008, que cria o NASF e inclui o médico homeopata , mais um aliado na luta para os guerreiros da homeopatia. E foram com estes aliados importantíssimos que hoje estou na coordenação das Praticas Integrativas em minha cidade atual. Em dezembro de 2009 finalmente assumi a responsabilidade da Implantação das PICS em Bragança Paulista. Hoje temos garantido o atendimento homeopático e a medicação homeopática através de tercerização de farmácia particular, Temos 3 homeopatas atuando, e com promessa de concurso para homeopatia o ano que vem. Estamos fazendo uma capacitação básica das PICS através do PRO SAÚDE, dentro da Universidade, para os funcionarios da Secretaria de Saúde, alunos e professores da Universidade. É muito gratificante falar sobre o que é homeopatia , contar um pouco da História de Hahnemann , falar das possibilidades terapeuticas, falar de energia vital... e ver os olhos curiosos de agentes comunitários de saúde , tecnicos e profissionais de nivel superior ;e ter como consequencia a demanda da procura á consulta homeopática aumentando dia a dia . Vamos precisar com certeza de mais profissionais homeopatas, de concurso e tudo mais... é a homeopatia assumindo seu lugar ao sol, como a cura homeopatica: rápida suave e permanentemente.... É uma conquista que só tem a crescer mais e mais, as pedras do caminho a gente retira a medida que encontramos, o importante é que estamos caminhando e cada vez mais. Estou muito feliz de ver isto acontecer depois de tanta luta nos ultimos 25 anos.....

2 comentários:

  1. Beth, a sua iniciativa de implementar a PNPIC em Bragança Paulista é um evento emblemático para esta política pública que se insinua como um mecanismo de democratização da saúde. Parabén pelo seu trabalho, pela sua perseverança e por manter-se crente de seus ideáis médicos. Afinal em tempo de mercantilização da saúde e dos profissionais da medicina, sua prática de vida é inspiradora.

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que você inclua o selo da campanha de defesa de direitos, em apoio à PNPIC, para que esta política pública possa alcançar o seu desiderato. Todos os que acrditam na importância desta campanha e aplicam em seu blog ou site o selo "Homeopatia no SUS" são considerados parceiros e ganham como contra partida espaço para divulgar link do seu blog ou site no Potal Ecomedicina na seção "Links Interessantes".

    ResponderExcluir