sábado, 12 de março de 2011

Homeopatia não é Fitoterapia

Muita gente confunde Homeopatia com Fitorapia e acham que são a mesma coisa. Mas não são.
Fitoterapia : FITO = Planta , TERAPIA = tratamento . Tratamento através de plantas medicinais em suas mais diversas formas; desde infusos e decoctos (chás), tinturas, planta rasurada , extrato seco (encapsulados), ou ainda na forma de xaropes e pomadas.
A Fitoterapia vem de muitos anos, seu uso é tradicional. O conhecimento do uso das plantas para tratar sintomas vem de uma forma totalmente diferente do conhecimento de hoje , o conhecimento chamado científico.
O conhecimento tradicional é um conhecimento de quem observa profundamente a natureza e esta em harmonia com ela. É quase instintivo. Os animais por instinto sabem que planta deve comer quando estão sentindo determinados sintomas. O homem ao observar os animais e a natureza, chega ao conhecimento através da observação. E ao fazer uso e ter um resultado positivo vai passando este conhecimento de geração a geração.
Tem plantas que tem 200 anos de uso, tem plantas que tem mais de 2.000 anos de uso. Só por este histórico de anos de uso já é considerado um uso seguro.
A ciência vai estudar /pesquisar este conhecimento tradicional, trazendo-o a luz do conhecimento científico. Na maioria das vezes a comprovação se faz.
Para se estudar uma planta os cientistas primeiro fazem uma investigação ETNOBOTÂNICA, que é justamente buscar as culturas tradicionais e obter informações sobre o que usam para tratar o quê. A partir daí, a ciência vai investigar /pesquisar.
Muitas vezes a partir destes estudos, isolam substâncias e surgem daí medicamentos novos. Porém, a Fitoterapia não é o medicamento da substância química isolada, mas o todo da planta a qual é chamado de fitocomplexo. Cada planta medicinal tem mais de 200 substâncias químicas e todas elas juntas atuam como um todo no organismo. Por isto uma planta muitas vezes tem múltiplos usos e poucos efeitos colaterais. Porque todas as substâncias atuam como um todo no organismo.
Quando se isola determinada substância da planta e a usa sozinha, o resultado é totalmente diferente, entre outras coisas, isto pode acarretar inúmeros efeitos colaterais.
A fitoterapia a principio usa a lei dos contrários como lei de cura, pelo menos todas as pesquisas científicas caminham neste sentido , com este olhar, porém eu discordo disso. Muitas vezes a fitoterapia é usada acionando a lei dos semelhantes. Por exemplo o chá de camomila, usado para acalmar, tranqüilizar, diminuir cólicas intestinais, tem a recomendação de não se usar excessivamente pois provoca agitação, irritação, cólicas e até insônia. E em homeopatia ao estudarmos a patogenesia (grupo de sintomas resultado da experimentação) de Chamomila vemos exatamente isto , portanto a Chamomila aciona a lei dos semelhantes e não a lei dos contrários. Este é apenas um exemplo em muitos outros.
A fitoterapia é uma terapêutica que anda de mãos dadas com a homeopatia; mas não são a mesma coisa.
Homeopatia não usa apenas plantas , usa também substâncias do reino animal e mineral e passam por um processo de diluição e dinamização.
(veja neste blog mesmo, o primeiro artigo : O que é homeopatia - de 04 de fevereiro)
O importante é saber que fitoterapia e homeopatia não são a mesma coisa, mas se complementam , uma auxilia a outra. São irmãs que se dão muito bem!

Um comentário:

  1. Muito interessante e esclarecedor. Existe muita confusão entre estas duas formas de terapia.O texto foi didático.Parabéns

    ResponderExcluir