sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Compressas e Cataplasmas



Dando continuidade aos tratamentos da Vovó, hoje quero relembrar e resgatar o uso das compressas e cataplasmas.
Compressas são feitas com panos ou gazes embebidas em água ou nos preparados de plantas medicinais (chás, sucos, macerados) e aplicadas diretamente no local afetado. Pode ser quente ou fria.
Compressas frias ou mesmo geladas são indicadas para quando você acabou de sofrer uma torção, ou uma contusão (batida). Esta evitará ou diminuirá o edema (inchaço) ou hematoma (roxo) que é comum formar nesta situação e também ajuda a diminuir a dor. Compressas nos olhos para tirar ou diminuir as olheiras também são recomendadas frias ou levemente geladas, e a planta mais indicada para isto é a camomila.
As compressas quentes são indicadas quando tem edema (inchaço) e/ou dor. E você pode fazer compressas nas várias partes do corpo que necessitar, deste articulações, músculos, nas costas, no pescoço, etc. Apenas a compressa quente já é indicado para aliviar dores e ajudar o organismo na diminuição do edema, mas você pode preparar um chá com uma planta indicada e depois mergulhar a toalha neste preparado, torcer  e aplicar no local afetado.  A arnica é a mais indicadas nos casos de contusões e dores musculares e a  arruda é a mais indicada para as dores nas articulações. Mas pode fazer com varias outras plantas.
Cataplasma consiste na aplicação sobre a pele de uma substância pastosa, frequentemente, entre dois panos. Na forma mais comum são feitos de farinha ou fubá, ou ainda de argila. Podem ser adicionadas plantas medicinais ou óleos vegetais, pode ser também quente ou frio.
A argila pode ser aplicada diretamente na pele, em geral é usada fria, mas pode ser usada morna. Pode-se fazer um chá da planta indicada, coar e usar o chá para colocar no pó da argila.
No cataplasma de farinha ou fubá , primeiro faz-se um chá da planta indicada e depois vai acrescentando a farinha ou fubá e mexendo até obter uma massa na consistência de polenta, coloca-se então numa toalha ou pano do tamanho da área em que se vai aplicar , dobre ou cubra com outro pano e aplica-se no local. A temperatura tem que ser suportável  e confortável , sem queimar a pele, se tiver muito quente pode-se colocar mais toalhas entre o cataplasma e a pele até ficar agradável, e a medida que for esfriando vai-se tirando as tolhas de forma a ir mantendo a temperatura desejada.
Cataplasmas, assim como as compressas, são bons para dores musculares e articulares, para relaxar a musculatura, para inflamações, também são bons para dores abdominais e cólicas menstruais. Para cada caso pode-se usar uma planta adequada. Este tipo de tratamento é muito eficaz e muito agradável, é muito importante que seja resgatado.
Sábado e domingo estarei dando mais um curso onde todas estas práticas serão vivenciadas, maiores informações no site: www.espacomaita.com.br

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tratamentos da Vovó



Quantos tratamentos eficazes e gostosos que esquecemos ou deixamos para trás, parece que nos dias de hoje ninguém mais tem tempo para estes cuidados. Mas eu acredito que o que é bom não deve ser esquecido, ou se foi deve ser resgatado. Escalda pés, compressas, cataplasmas, vaporização, banhos de imersão, cada um destes é um tratamento eficaz  e tem sua indicação para vários problemas.
Hoje eu vou falar um pouco sobre o Escalda pés. Consiste em mergulhar os pés numa bacia ou balde com água quente, a uma temperatura  que você suporte com conforto, (sem queimar), em geral a temperatura da água deve estar em torno de 40 graus, mas isto é muito individual e pode variar de pessoa para pessoa, o importante é que você se sinta confortável e suportando bem a quentura da água.  Você deve permanecer com os pés na água até ela se tornar morna, então retire os pés , enxugue bem e coloque uma meia macia e quentinha. Apenas isto já é relaxante e ajuda a eliminar dores e peso nas pernas e pés. Mas pode- se  acrescentar na água: sal grosso ou bicarbonato de sódio, ou ainda algumas plantas medicinais. Algumas plantas podem ser usadas com a finalidade de relaxar tipo: Camomila, melissa, lavanda; outras podem ser usadas com a finalidade de revigorar a energia e melhorar a circulação, tipo: alecrim, gengibre, canela, hortelã;  pode-se usar algumas plantas que auxiliem para diminuir as dores, como a arnica, mil folhas, arruda.
O escalda pés auxilia muito nas gripes, nas dores musculares e articulares, e para melhorar a circulação. É muito bom para as pessoas que tem insônia, pois puxa a energia concentrada na cabeça. As pessoas em geral , não conseguem dormir porque estão com a “cabeça quente”, a mente não para de trabalhar e sempre muito acelerada, ai o corpo não consegue relaxar e dormir, então se quer “esfriar a cabeça”, esquente os pés!
Você pode colocar ainda no fundo da bacia ou balde uns seixos, aquelas pedras arredondadas dos rios, e aproveitar e ir pisando nestes seixos para ir massageando toda a planta dos pés, pela reflexologia da medicina chinesa, todas as partes do corpo e todos os órgãos estão representados nas plantas dos pés e massageando-as estará massageando todo o corpo.
Quem faz escalda pés uma vez, percebe logo seus benefícios e repete muitas outras vezes. Então vamos lá, experimente!
Semana que vem vou dar continuidade falando dos demais tratamentos da Vovó.
E se você quer aprender mais sobre estes tratamentos , estarei dando um curso nos dias 01 e 02 de setembro, informações no site: www.espacomaita.com.br
Bom fim de semana e bom escalda pés!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O poder curativo da Babosa



Babosa,  temos várias espécies,  só o nome científico vai nos reportar a espécie certa. 

As mais comuns são: Aloe vera e Aloe arborenses. 
A Aloe vera é aquela da folha mais larga e mais grossa, também tem a sinonímia de Aloe barbadensis, e é a mais estudada cientificamente. 
  










A Aloe arborensis, é muito comum nos jardins, e é a mais usada popularmente.





Sua ação terapêutica é antiinflamatória, refrescante, regenerador de tecidos, anticaspa, antiqueda de cabelos, cicatrizante.

Sua indicação é para uso externo em queimaduras, inclusive queimaduras do sol, acnes, eczemas, ferimentos, picadas de insetos. 

É ótima como auxiliar no tratamento da erisipela, e disto eu posso dar meu testemunho pessoal, por duas vezes curei minha erisipela com medicamentos homeopáticos e babosa no local, coisa que em geral os médicos alopáticos não acreditam ser possível. 

Tem  também uso cosmético: como preventivo de rugas, para hidratar peles e cabelos secos.

Forma de usar :  corta-se os espinhos laterais da folha, corta-se pedaços de mais ou menos 5 cm e depois corta-se ao meio, de forma a ficar exposto a parte interna onde tem a mucilagem, e ai aplica-se esta mucilagem no local desejado. Nas farmácias homeopáticas e de manipulação você pode encontrar o gel de babosa, shampoo e sabonete.

A babosa foi muito usada internamente na forma de suco, porém os estudos científicos comprovaram uma ação tóxica para o fígado, e portanto seu uso interno é desaconselhável, apenas pode ser usada com a indicação correta de um profissional que tenha formação em fitoterapia.

Algumas coisas você pode resolver em casa mesmo, e ai este conhecimento do poder curativo das plantas podem auxiliar muito, mas nunca deixe de procurar seu médico quando os sintomas persistirem.

E se você gosta de Plantas Medicinais e quer aprender várias dicas de tratamentos caseiros, estarei fazendo um curso nos dias 01 e 02 de setembro.
Para maiores informações acesse: www.espacomaita.com.br